Atualizada em 21/04/2025 08:30
Divulgação/Vaticano Papa Francisco com fiéis
O Vaticano anunciou que a missa em sufrágio do Papa Francisco acontecerá ainda nesta segunda-feira.
A celebração, de acordo com o Vatican News, está prevista para às 19h, na Itália, e 14h no horário de Brasília, na Basílica de São João de Latrão.
A missa será presidida pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina.
Veja a nota na íntegra:
”A diocese de Roma informa e convida fiéis e turistas do exterior que estão na capital italiana para a celebração eucarística em sufrágio do Papa Francisco que faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. A missa será presidida pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina, às 19h na Itália, 14h no horário de Brasília, desta Segunda-feira do Anjo na Basílica de São João de Latrão, Mãe de todas as igrejas no mundo e sede do Bispo de Roma, para a qual estão convidados os presbíteros, diáconos e todos os fiéis.”
Morte do Papa
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma. O falecimento foi confirmado pelo Vaticano às 2h35 no horário de Brasília (7h35 local). Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por quase 12 anos.
Argentino de nascimento, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Também quebrou paradigmas ao ser o primeiro jesuíta no comando da Igreja e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI.
Escolhido em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave, Bergoglio se tornou o 266º papa da Igreja Católica. Na época, disse ter aceitado o cargo com relutância.
Nos últimos meses, o estado de saúde do papa vinha gerando preocupação. Em fevereiro, ele foi internado com um quadro de bronquite e permaneceu hospitalizado por cerca de 40 dias. Após receber alta, chegou a participar de compromissos públicos, mas com limitações. Em algumas ocasiões, teve dificuldade para falar e precisou que auxiliares lessem seus discursos.
*Esta matéria está em atualização
IG