25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco e Caixa Econômica assinam convênio para construção de casas e apartamentos populares

O convênio para o projeto de construção de casas e apartamentos populares, que visa garantir segurança habitacional para cerca de 349 famílias que residem em áreas de risco e de alagamentos pelo Rio Acre e afluentes, foi assinado na manhã desta quinta-feira (17), entre a Prefeitura de Rio Branco e a Caixa Econômica Federal.

Pelo projeto, as casas serão construídas no conjunto Santo Afonso, residencial Rosa Linda e os apartamentos no conjunto Tucumã, na região do Distrito Industrial. O superintendente da Caixa Econômica, Victoram Costa, detalhou como o aporte dos recursos será investido.

“A contrapartida do município são 20 mil por unidades habitacionais. Nós estamos falando aí de quase 8 ( milhões) de contrapartida da parte do município. As construtoras, as empresas estão trabalhando com uma previsão de entrega ainda dentro do exercício de 2025, segundo a metodologia de construção deles. É possível que em 2025 ainda colhem-se os frutos de entregas parciais ou, quem sabe, total dessas unidades”.

O prefeito da capital Tião Bocalom, pontuou que além do 1001 Dignidades, mais 1.400 unidades habitacionais serão construídas pelo governo do estado do Acre, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal e ainda, essas 349 casas e apartamentos que a Prefeitura de Rio Branco pretende construir, por meio desse convênio com a Caixa vai amenizar o sofrimento de quem vive nas áreas de risco e trazer segurança e dignidade, para quem mais precisa.

“Todo o programa que a gente estabeleceu aqui dentro da Prefeitura de Rio Branco é exatamente para a gente poder retirar as famílias que estão nessas áreas de risco, na beira do Rio Acre, ou então em alguns igarapés que cortam a cidade e que toda vez que tem uma alagação as pessoas sofrem. Nosso objetivo com essas unidades habitacionais, juntamente com a Caixa Econômica Federal, com o governo federal, é exatamente para a gente poder atender essas famílias aí.

O prefeito lembrou também, que os locais onde as casas e apartamentos serão construídos, todos receberão infraestrutura adequada de moradia, oriundos de recursos próprios do município.

“Toda a infraestrutura externa é por conta da prefeitura. A prefeitura está fazendo e vai continuar fazendo. E a gente espera que, ao final do ano, início do ano que vem, a gente possa fazer a entrega dessas 349 dignidades porque uma pessoa receber uma casa para morar é o sonho desse povo que, infelizmente, mora nas beiras dos rios e igarapés, onde sofre todos os anos. Então, o que a gente quer é diminuir o sofrimento dessa população”, finalizou o prefeito.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre está entre os cinco estados com menor desigualdade de renda do Brasil, aponta IBGE

Jamile Romano

Ufac registra patente de processo inovador para produção de nibs de cupuaçu

Raimundo Souza

Abrigo no Parque de Exposições já acolhe mais de 100 animais de famílias afetadas pela enchente

Jamile Romano

Inscrições para participação de 80 empreendimentos no Arraial Cultural se iniciam na segunda-feira

Raimundo Souza

Governo e municípios discutem estratégias e ações para o desenvolvimento econômico regional

Marcio Nunes

Governo estuda conceder redução base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de café produzido no Acre

Jamile Romano