23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Publicado em 12/04/2025

Imagem: Operação da PF busca reprimir atos preparatórios de terrorismo e de incitação ao ódioMarcelo Camargo / Agência Brasil

Na Operação Leviatã, agentes federais apreenderam celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados na casa de um homem, no interior da Paraíba

Um brasileiro investigado por suspeita de planejar atos terroristas foi alvo de uma operação da Polícia Federal na sexta-feira, 11, após ter sido citado em um relatório do FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos.

O FBI notificou autoridades brasileiras depois de identificar comunicações sensíveis em fóruns e redes sociais, o que levou a PF a deflagrar a Operação Leviatã. Segundo a Polícia Federal, o objetivo é “reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados no ambiente digital”.

As publicações analisadas demonstraram “predisposição do investigado para a prática de atos violentos” e “alinhamento com ideologias de intolerância”, informou a PF.

Os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele, em Pocinhos, cidade de 17 mil habitantes na Paraíba, a 150 quilômetros de João Pessoa.

Foram apreendidos celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados. Em comunicado, a PF afirmou que os materiais são “fundamentais para o avanço da investigação, que tem como foco o combate ao extremismo violento e à propagação de ameaças contra a segurança nacional”.

O objetivo nesta semana é colher provas para aprofundar a investigação e identificar possíveis coautores. Segundo as primeiras informações da investigação, o homem participava de grupos usados para circular discursos de ódio e adesão a ideologias extremistas, com motivações raciais e étnicas.

O DIA

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em roubo com arrombamento de cofres, dois são presos

Redacao

CNH mais difícil? Nova lei visa alterar as regras para obtenção da carteira

Raimundo Souza

Mais de 250 presos não retornam após saidinha de Natal; quatro são considerados de alta periculosidade

Kevin Souza

Trilha do BOPE com a garotada da Transacreana!

Raimundo Souza

Sigilo total: como governo esconde testemunhas em programa de proteção

Raimundo Souza

Moraes autoriza visita de filhos e outros familiares a Bolsonaro em prisão domiciliar

Kevin Souza