28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Imagem: Operação da PF busca reprimir atos preparatórios de terrorismo e de incitação ao ódioMarcelo Camargo / Agência Brasil

Na Operação Leviatã, agentes federais apreenderam celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados na casa de um homem, no interior da Paraíba

Um brasileiro investigado por suspeita de planejar atos terroristas foi alvo de uma operação da Polícia Federal na sexta-feira, 11, após ter sido citado em um relatório do FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos.

O FBI notificou autoridades brasileiras depois de identificar comunicações sensíveis em fóruns e redes sociais, o que levou a PF a deflagrar a Operação Leviatã. Segundo a Polícia Federal, o objetivo é “reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados no ambiente digital”.

As publicações analisadas demonstraram “predisposição do investigado para a prática de atos violentos” e “alinhamento com ideologias de intolerância”, informou a PF.

Os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele, em Pocinhos, cidade de 17 mil habitantes na Paraíba, a 150 quilômetros de João Pessoa.

Foram apreendidos celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados. Em comunicado, a PF afirmou que os materiais são “fundamentais para o avanço da investigação, que tem como foco o combate ao extremismo violento e à propagação de ameaças contra a segurança nacional”.

O objetivo nesta semana é colher provas para aprofundar a investigação e identificar possíveis coautores. Segundo as primeiras informações da investigação, o homem participava de grupos usados para circular discursos de ódio e adesão a ideologias extremistas, com motivações raciais e étnicas.

O DIA

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom: “Um dos grandes valores que a vida me ensinou: nunca rejeitar trabalho!”

Raimundo Souza

Caso Nayara Vilela: MPAC vai recorrer de decisão que rejeitou levar marido da vítima a júri popular

Raimundo Souza

INSS convoca mais de 4 milhões de beneficiários para a prova de vida

Jamile Romano

Hugo Motta considera inviável conceder anistia ampla aos envolvidos no 8 de janeiro, mas admite debater penas leves

Kevin Souza

Celso Sabino entrega carta de demissão a Lula após pressão do União Brasil

Kevin Souza

UFAC de Cruzeiro do Sul recebe equipamentos e veículo com emenda de R$ 1,5 milhão do deputado Zezinho Barbary

Kevin Souza