22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Publicado em 12/04/2025

Imagem: Operação da PF busca reprimir atos preparatórios de terrorismo e de incitação ao ódioMarcelo Camargo / Agência Brasil

Na Operação Leviatã, agentes federais apreenderam celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados na casa de um homem, no interior da Paraíba

Um brasileiro investigado por suspeita de planejar atos terroristas foi alvo de uma operação da Polícia Federal na sexta-feira, 11, após ter sido citado em um relatório do FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos.

O FBI notificou autoridades brasileiras depois de identificar comunicações sensíveis em fóruns e redes sociais, o que levou a PF a deflagrar a Operação Leviatã. Segundo a Polícia Federal, o objetivo é “reprimir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados no ambiente digital”.

As publicações analisadas demonstraram “predisposição do investigado para a prática de atos violentos” e “alinhamento com ideologias de intolerância”, informou a PF.

Os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele, em Pocinhos, cidade de 17 mil habitantes na Paraíba, a 150 quilômetros de João Pessoa.

Foram apreendidos celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados. Em comunicado, a PF afirmou que os materiais são “fundamentais para o avanço da investigação, que tem como foco o combate ao extremismo violento e à propagação de ameaças contra a segurança nacional”.

O objetivo nesta semana é colher provas para aprofundar a investigação e identificar possíveis coautores. Segundo as primeiras informações da investigação, o homem participava de grupos usados para circular discursos de ódio e adesão a ideologias extremistas, com motivações raciais e étnicas.

O DIA

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fugitivos escalaram luminária e cortaram cerca de presídio de segurança máxima, dizem fontes

Jamile Romano

Mpox: Argentina põe em quarentena navio que deixou Brasil

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí assina ordens de serviço que atendem a demandas de educação, infraestrutura e turismo do Juruá

Raimundo Souza

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

Redacao

Anac suspende operação de transporte de carga aérea dos Correios

Raimundo Souza

Empreendedores aproveitam Carnaval da Família para fazer as crianças felizes

Raimundo Souza