28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

O Ministério das Finanças da China anunciou, nesta quarta-feira (9), o aumento das tarifas de importação de produtos dos Estados Unidos (EUA) de 34% para 84%, intensificando a guerra comercial iniciada por Washington. A nova taxa passa a valer a partir desta quinta-feira (10).

A medida foi tomada depois que o presidente Donald Trump elevou para 104% as tarifas de importação de produtos chineses após a China retaliar a tarifa dos EUA de 34% imposta no último dia 2 de abril.

Erros em série

“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica”, afirmou, em nota, o Ministério de Finanças chinês. Acesse a nota aqui.

Pequim pede que os EUA retirem as tarifas impostas contra o país asiático. “A China pede que os EUA corrijam imediatamente suas práticas erradas, cancelem todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e resolvam adequadamente as diferenças com a China por meio de um diálogo igualitário com base no respeito mútuo”, completou o governo chinês.

Guerra de tarifas

Enquanto a maior parte das bolsas de valores do mundo segue operando em baixa em razão da guerra de tarifas iniciada por Trump, as bolsas chinesas operaram em alta nesta quarta-feira (9).

Para analistas consultados pela Agência Brasil, o tarifaço de Trump é uma tentativa de reverter a desindustrialização dos EUA, que viu sua economia perder competitividade para os mercados da Ásia nas últimas décadas. Porém, diversos economistas são céticos de que as medidas de Washington possam ter o efeito esperado e esperam o aumento da inflação dentro dos EUA.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fachin assume STF com defesa de autocontenção e tenta baixar tensão política

Raimundo Souza

Pesquisa Real Time/TV Gazeta: Alan Rick lidera corrida pelo governo do Acre em 2026 com 35%

Kevin Souza

Hugo assume sem anunciar prioridades e com desafio de se equilibrar entre Lula e Bolsonaro

Raimundo Souza

PT nacional decide apoiar candidatura de Marcus Alexandre, diz O Globo

Jamile Romano

Lula passa por exames e resultados são “muito satisfatórios”

Jamile Romano

Ex-governador Tião Viana recebe medalha de ouro em homenagem prestada pelo Senado Federal

Marcio Nunes