22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

Publicado em 09/04/2025

O Ministério das Finanças da China anunciou, nesta quarta-feira (9), o aumento das tarifas de importação de produtos dos Estados Unidos (EUA) de 34% para 84%, intensificando a guerra comercial iniciada por Washington. A nova taxa passa a valer a partir desta quinta-feira (10).

A medida foi tomada depois que o presidente Donald Trump elevou para 104% as tarifas de importação de produtos chineses após a China retaliar a tarifa dos EUA de 34% imposta no último dia 2 de abril.

Erros em série

“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica”, afirmou, em nota, o Ministério de Finanças chinês. Acesse a nota aqui.

Pequim pede que os EUA retirem as tarifas impostas contra o país asiático. “A China pede que os EUA corrijam imediatamente suas práticas erradas, cancelem todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e resolvam adequadamente as diferenças com a China por meio de um diálogo igualitário com base no respeito mútuo”, completou o governo chinês.

Guerra de tarifas

Enquanto a maior parte das bolsas de valores do mundo segue operando em baixa em razão da guerra de tarifas iniciada por Trump, as bolsas chinesas operaram em alta nesta quarta-feira (9).

Para analistas consultados pela Agência Brasil, o tarifaço de Trump é uma tentativa de reverter a desindustrialização dos EUA, que viu sua economia perder competitividade para os mercados da Ásia nas últimas décadas. Porém, diversos economistas são céticos de que as medidas de Washington possam ter o efeito esperado e esperam o aumento da inflação dentro dos EUA.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo Pardal

Raimundo Souza

Senadores querem tocar coração de Virginia, mas deixam seu bolso intacto

Raimundo Souza

Alckmin diz que Silvio teria sido um candidato forte à Presidência

Raimundo Souza

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

Raimundo Souza

Governo do Acre promove mutirão de saúde com especialistas em reumatologia neste final de semana

Raimundo Souza

Secretária da pasta de Anielle pede demissão e diz que comunicação do governo Lula é problema

Jamile Romano