30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre compartilha boas práticas ambientais na 7ª conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Atualizada em 29/03/2025 08:06

Acre compartilha boas práticas ambientais na 7ª conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Foto: cedida

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou da 7ª Conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), que  reuniu gestores e técnicos de oito países da América Latina em um intercâmbio de experiências em celebração aos 10 anos da iniciativa.

O evento sediado na cidade de Georgetown, capital da Guiana, teve início na segunda-feira, 24, e se encerrou na quinta-feira, 27. Na ocasião, os participantes dos países onde o projeto ASL implementa projetos puderam compartilhar as boas práticas e as experiências bem-sucedidas e os desafios enfrentados ao longo da implementação das ações.

O ASL Brasil está inserido no Programa Regional ASL, implementado pelo Banco Mundial (BM) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. A iniciativa visa aprimorar a gestão integrada e conservação de ecossistemas em áreas prioritárias da região.

No Acre, o projeto ASL financia projetos ambientais, por meio da Sema, para o desenvolvimento das políticas públicas de conservação e preservação do meio ambiente.

Entre os projetos apoiados pelo ASL no estado, destacam-se os avanços significativos no Viveiro da Floresta, em Rio Branco, com apoio à produção de mudas para o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que contribuem para a recuperação de áreas degradadas.

O projeto ASL visa aprimorar a gestão e conservação de ecossistemas em áreas prioritárias da região Amazônica. Foto: cedida

Representando o Acre, o diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, destaca a importância do evento para a troca de conhecimento entre os representantes dos países beneficiados pelo ASL.

“Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade de troca de experiências. Tivemos a chance de compartilhar com os demais participantes as boas práticas e as experiências bem-sucedidas que estamos desenvolvendo no Brasil, no âmbito do projeto ASL. Ao mesmo tempo, também pudemos aprender com os outros países, absorvendo as iniciativas e estratégias que eles implementaram com sucesso”, explicou o diretor.

Diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, compartilhou as boas práticas ambientais do governo na conferência internacional. Foto: cedida

No Acre, o Programa Regional ASL também contribui para a gestão integrada nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs), com ações que promovem o equilíbrio entre a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, além de recuperar áreas degradadas com foco na biodiversidade local e conectividade ecológica.

Artigos Relacionados

MPAC leva atendimento para pessoas com TEA a escolas de Rio Branco

Marcio Nunes

Morre em João Pessoa na Paraíba a ex-deputada estadual do Acre, Miriam Pascoal

Marcio Nunes

Senado aprova o relatório de Petecão que premia profissionais da Segurança Pública

Jamile Romano

Governo e Prefeitura de Rio Branco se reúnem com representantes de famílias acampadas na Aleac para buscar soluções

Jamile Romano

Ministério da Saúde suspende repasses a sete municípios do Acre por falha em atualização de dados

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza de balseiros na captação de água

Jamile Romano