24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre compartilha boas práticas ambientais na 7ª conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Acre compartilha boas práticas ambientais na 7ª conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Foto: cedida

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou da 7ª Conferência do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), que  reuniu gestores e técnicos de oito países da América Latina em um intercâmbio de experiências em celebração aos 10 anos da iniciativa.

O evento sediado na cidade de Georgetown, capital da Guiana, teve início na segunda-feira, 24, e se encerrou na quinta-feira, 27. Na ocasião, os participantes dos países onde o projeto ASL implementa projetos puderam compartilhar as boas práticas e as experiências bem-sucedidas e os desafios enfrentados ao longo da implementação das ações.

O ASL Brasil está inserido no Programa Regional ASL, implementado pelo Banco Mundial (BM) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. A iniciativa visa aprimorar a gestão integrada e conservação de ecossistemas em áreas prioritárias da região.

No Acre, o projeto ASL financia projetos ambientais, por meio da Sema, para o desenvolvimento das políticas públicas de conservação e preservação do meio ambiente.

Entre os projetos apoiados pelo ASL no estado, destacam-se os avanços significativos no Viveiro da Floresta, em Rio Branco, com apoio à produção de mudas para o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que contribuem para a recuperação de áreas degradadas.

O projeto ASL visa aprimorar a gestão e conservação de ecossistemas em áreas prioritárias da região Amazônica. Foto: cedida

Representando o Acre, o diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, destaca a importância do evento para a troca de conhecimento entre os representantes dos países beneficiados pelo ASL.

“Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade de troca de experiências. Tivemos a chance de compartilhar com os demais participantes as boas práticas e as experiências bem-sucedidas que estamos desenvolvendo no Brasil, no âmbito do projeto ASL. Ao mesmo tempo, também pudemos aprender com os outros países, absorvendo as iniciativas e estratégias que eles implementaram com sucesso”, explicou o diretor.

Diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, compartilhou as boas práticas ambientais do governo na conferência internacional. Foto: cedida

No Acre, o Programa Regional ASL também contribui para a gestão integrada nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs), com ações que promovem o equilíbrio entre a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, além de recuperar áreas degradadas com foco na biodiversidade local e conectividade ecológica.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre deve ter dia de sol com possibilidade de chuvas e trovoadas nesta quinta-feira (27), segundo Censipam

Jamile Romano

Bocalom acompanha obras e reforça avanços na infraestrutura de Rio Branco

Marcio Nunes

Centro de Idiomas da Ufac faz inscrições e rematrícula para cursos do 1º semestre

Jamile Romano

Alysson Bestene retorna à Prefeitura como assessor técnico de Bocalom

Jamile Romano

Governo atua com integração de órgãos para enfrentamento ao período de seca extrema

Raimundo Souza

Com apoio de emenda parlamentar, Acre destina R$ 1,5 milhão para manutenção da Zona de Processamento e Exportação do Acre

Raimundo Souza