24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão quer ampliar ajuda financeira a pequeno produtor afetado por evento climático extremo

Fortalecer o apoio a agricultores familiares prejudicados por eventos climáticos – como secas e enchentes atípicas – é o objetivo do senador Sérgio Petecão (PSD) ao apresentar, nesta segunda-feira (24), o projeto de lei (PL) 1.078/2025.

A proposta amplia o alcance do Fundo Nacional de Mudança do Clima (FNMC) e aumenta a área de abrangência do Fundo Garantia-Safra, antes restrita à região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), estendendo-a para a região atendida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Petecão explicou como essas mudanças podem beneficiar os pequenos produtores, principalmente da Região Norte. A iniciativa, disse, busca fortalecer o apoio aos agricultores familiares, permitindo financiamento para recuperação da produção rural e modernização de práticas agrícolas.

Segundo o senador, a proposta visa garantir que pequenos produtores, de menor capacidade financeira para enfrentar perdas causadas por desastres naturais, também possam se recuperar rapidamente e continuar suas atividades.

Argumentou que as mudanças climáticas se tornaram uma realidade incontestável, com impactos sentidos de maneira cada vez mais intensa na produção rural. Destacou que o aumento da frequência de secas prolongadas, de chuvas excessivas e de outros eventos extremos compromete não apenas a produção agrícola, mas também a sustentabilidade econômica de milhares de famílias que dependem do campo.

Neste sentido, disponibilizar instrumento que lhes proporcione assistência perene frente a esses eventos é fundamental para um setor tão importante.

“Sem um suporte financeiro adequado, os agricultores sujeitos a esses fenômenos, acabam sofrendo perdas irreparáveis, o que os obriga ao êxodo rural, que, por sua vez, agrava ainda mais as dificuldades socioeconômicas em diversas regiões do País, principalmente em nossa região, a Amazônica. Não é razoável que nossos agricultores dependam de reivindicação por ajuda toda vez que uma catástrofe os atinge.

O projeto, por tudo isso, visa não apenas a solucionar os problemas imediatos causados por desastres naturais, mas também a construir um modelo produtivo mais preparado para enfrentar desafios ambientais nas próximas décadas. Para Petecão, a medida é essencial para garantir a segurança alimentar e a estabilidade econômica nessas regiões.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação realiza oficina sobre gerenciamento de recursos humanos volta aos gestores escolares

Raimundo Souza

Governo beneficia mais de 500 famílias com a entrega de 485 títulos definitivos

Raimundo Souza

Acre e Rondônia alinham agenda conjunta para o fortalecimento de parceria econômica

Jamile Romano

Após vistoria do Ministério da Saúde, Fundhacre entra na fase final para habilitação de transplante ósseo

Jamile Romano

Ifac está com inscrições abertas para intercâmbio de seis meses em Portugal

Jamile Romano

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Raimundo Souza