22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Casos suspeitos de dengue aumentam quase 200% no Acre em 2025, aponta Secretaria de Saúde

Publicado em 21/03/2025

Os casos prováveis de dengue no Acre aumentaram 191% nas primeiras dez semanas de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesacre).

Até 11 de março, o estado contabilizou 6.904 casos suspeitos, com 2.353 confirmações e três óbitos. No mesmo período de 2024, foram registradas 2.369 ocorrências prováveis.

Atualmente, os sorotipos circulantes no Acre são o 1 e o 2, ao contrário de estados como São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná, onde já há a presença do tipo 3, contra o qual a população ainda não possui imunidade.

Chikungunya e Zika

O boletim também destaca o aumento de casos de Chikungunya e Zika. A Chikungunya afetou 324 pessoas no estado em 2025, um crescimento de quase 38% em relação ao ano anterior. Até o momento, 16 casos foram confirmados, sem registros de óbitos.

Já o Zika vírus apresentou um aumento de 220% no mesmo período comparativo. Foram 93 casos prováveis neste ano, com 10 confirmações e nenhuma morte registrada.

Prevenção

A melhor forma de evitar essas doenças é manter os ambientes limpos e livres de água parada, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT, afirma que a BR-364 ficou em segundo plano durante o Governo de Jair Bolsonaro

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco reafirma parceria na organização da Marcha para Jesus 2025

Marcio Nunes

Sejusp atende mais de 2.400 ocorrências no primeiro trimestre de 2024 e reduz em 14% os roubos e em 30% os furtos no Juruá

Jamile Romano

Profissionais de saúde do Acre passam por qualificação e capacitação do diagnóstico e tratamento do Pé Diabético

Marcio Nunes

Extremo climático virou normal e precisamos nos adaptar, diz Marina Silva

Jamile Romano