23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre volta a ganhar força e Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de socorro às vítimas da enchente

Atualizada em 15/03/2025 07:17

Com a intensificação das chuvas nas cabeceiras do Rio Acre e o aumento das águas do Riozinho do Rola, o volume do principal manancial que banha a capital acreana, voltou a ganhar força e com o agravamento da situação, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, convocou uma reunião de emergência no Parque de Exposições, na manhã desta quinta-feira (13), com todo o seu secretariado e a Defesa Civil Municipal, para não medirem esforços, nesse momento crítico em que milhares de famílias, poderão mais uma vez precisar de socorro e acolhimento.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, garantiu que todas as famílias que por ventura precisarem de abrigo, vítimas da enchente do Rio Acre, essas terão atendimento digno e humanizado.

“A gente está pronto aqui para atender, da melhor forma possível, as pessoas que estão sendo atingidas, pelas águas do Rio Acre. Aqui, a nossa Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai fazer o acolhimento, com alimentação de qualidade, comida quentinha, saúde, atividades para as crianças. Enfim, é um momento difícil e a Prefeitura de Rio Branco irá cuidar dessas pessoas, vamos abraçar elas e atender da melhor forma possível”.

No Parque de Exposições, pelo menos 60 abrigos já estão prontos e as equipes da Seinfra seguem em ritmo acelerado, erguendo mais boxes. A previsão de enchente, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, não está descartada em hipótese alguma e que já no próximo sábado, o Rio Acre pode alcançar a marca dos 15 metros, atingindo mais de 20 bairros e afetando mais de 3 mil famílias.

“Temos pelo menos 700 famílias que já estão atingidas, porque a cota de hoje ultrapassou a cota máxima que nós tivemos. Em torno de 14,35. O rio retraiu até 14,19 e agora nós estamos em 14,37 e a tendência infelizmente é que ele se agrave um pouco mais. Nesse final de semana, no sábado ou mesmo no domingo, poderemos alcançar uma marca mais preocupante que é de 15 metros. A partir de agora, com a autorização e ciência do prefeito, que foi sempre uma recomendação dele para que a gente atendesse as famílias aqui no padrão de sempre da prefeitura. Aí sim, o parque está pronto. Aqui, além dos boxes comuns, nós temos o box para idosos e também um espaço preparado especialmente para os indígenas, além do espaço também preparado para acolhimento dos animais. Então é um padrão da Prefeitura de Rio Branco a atender dessa maneira e é assim que nós vamos proceder, mais uma vez, acolhendo e atendendo da melhor forma possível”.

Outra preocupação com as enchentes é o calendário do ano letivo, previsto para iniciar na próxima segunda-feira (17), como pontuou o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação (Seme), Alysson Bestene.

“A princípio, nós estamos com a programação toda pronta, realizada para iniciar o ano letivo no dia 17 de março, na próxima segunda-feira, mas diante a esse aumento do volume das águas, isso pode chegar em algumas escolas prejudicando os alunos e consequentemente os profissionais também de educação, os professores, e isso a gente faz uma reprogramação desse início, mas a princípio está tudo mantido para começar dia 17, e aí aqui o Parque de Exposição está sendo todo adaptado assim com todas as equipes da prefeitura, a pedido do prefeitão Bocalom, para dar o melhor acolhimento para as famílias”.

O prefeito da capital, Tião Bocalom, tranquilizou as famílias que vivem às margens do Rio Acre e garantiu que a exemplo das últimas 4 grandes enchentes enfrentadas no seu governo, o atendimento e acolhimento as vítimas da alagação, será como sempre foi, de forma digna e humanizada.

“A defesa civil já se mobilizou. A nossa previsão é que amanhã a gente traria as famílias para cá, mas infelizmente o rio subiu e aí já tomamos a providência, os boxes já estão prontos aqui, tudo arrumadinho, pronto para receber essas famílias. A gente sente muito o que está acontecendo. Infelizmente é a natureza, já estamos convivendo com isso, vai ser a quinta alagação que a gente pega. Ainda hoje começarão a ser retiradas as famílias que estão fazendo as chamadas, umas vão para casas de parente, outras vêm para cá, mas a nossa prefeitura está pronta com o apoio do governo do estado, com toda a equipe, todo mundo junto, para que a gente diminua o sofrimento das famílias, que infelizmente mais uma vez pega uma alagação.”

Além dos 13 bairros na capital já afetados no momento pela enchente do Rio Acre, a Defesa Civil Municipal e a secretaria municipal de Agricultura (Seagro), também vem prestando socorro às famílias que residem em três comunidades rurais, sendo as do Belo Jardim 2, Catuaba e Liberdade.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Baixa do Rio: Mais de 300 pessoas atintigos pela cheia retornam para casa

Jamile Romano

Governador sanciona lei instituindo Bolsa Qualificação que beneficia servidores da Saúde

Marcio Nunes

Após recurso, MP confirma condenação de Lula por campanha antecipada

Raimundo Souza

STF decide pelo fim da revista íntima “vexatória” em presídios

Marcio Nunes

Mais de 600 câmeras e 130 policiais garantem segurança do segundo dia de provas do Enem em todo o Acre

Raimundo Souza

Quatro pessoas são presas e cinco armas de fogo apreendidas em Rio Branco

Jamile Romano