25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo se antecipa e pede ajuda federal para possível enchente no Acre

A cheia dos rios acreanos motivou uma reunião entre o governador Gladson Camelí, a vice-governadora Mailza Assis e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília (DF), nesta quinta-feira, 13. Antecipando-se à possibilidade de transbordamentos, os gestores solicitaram apoio do governo federal, caso a situação se agrave nos próximos dias.

Historicamente, as maiores enchentes já registradas no estado aconteceram em março. Desde o início desta semana, o nível do Rio Acre, na capital, está acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Algumas famílias estão desabrigadas. A subida dos rios vem sendo monitorada com bastante atenção pelo governo do Estado.

“Nossa vinda a Brasília é para mostrar a situação que estamos enfrentando no Acre e pedir ajuda do governo federal, que sempre tem sido um grande parceiro em momentos difíceis. No ano passado passamos por uma grande cheia e, caso isso venha a se repetir, queremos estar prontos para atender à população com dignidade”, afirmou o governador.

A vice-governadora explicou ao ministro Waldez Góes que no último dia 10 de março o Estado decretou situação de emergência em razão da elevação do nível dos principais rios do Acre. A medida tem validade de 180 dias.

“Essa é uma ação necessária e muito importante para darmos uma resposta rápida no atendimento às pessoas. Temos dado todo o apoio, e destaco nossa atuação em relação às famílias de indígenas desabrigados pela cheia do Rio Acre. Elas estão sendo acolhidas da melhor maneira possível”, declarou Mailza, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Gestores acreanos falaram das medidas de apoio que o governo do Estado vem dando às primeiras famílias desabrigadas pela enchente em 2025. Foto: Yasmin Fonseca/MIDR

Conhecedor da realidade acreana, Góes lembrou das vezes que visitou o estado no período de cheia dos rios e reafirmou o compromisso do governo federal no atendimento aos pedidos apresentados durante o encontro. “Estamos sempre à disposição e, caso seja necessário, vamos trabalhar no socorro a quem mais precisa”, pontuou.

A reunião também contou com a presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Insalubre: Rio Branco tem o maior índice de poluição do Brasil nesta quarta, diz plataforma

Jamile Romano

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente

Marcio Nunes

Candidatos do concurso da Polícia Penal têm até sexta para entregar documentos da fase de investigação

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher lança cartilha Não se Cale, de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco lança REFIS 2025 e oferece até 90% de desconto em juros e multas

Marcio Nunes

G20 Social pede trabalho decente e soberania alimentar contra fome

Raimundo Souza