28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Gladson sanciona leis que tornam as quadrilhas juninas patrimônio cultural do Acre

Para garantir a promoção e valorização da cultura junina no estado do Acre, o governador Gladson Camelí sancionou as leis que dispõem sobre o reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio cultural do estado. As novas leis foram publicadas na edição desta terça-feira, 11, do Diário Oficial do Estado.

O ato de assinatura da sanção das leis, realizado no Palácio Rio Branco, contou com a presença do autor do projeto, o deputado estadual Pedro Longo; do presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara; da presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Francilene dos Santos, e de representantes de diversos grupos juninos.

“Confesso, de coração, que no primeiro Arraial Cultural que nós fizemos eu fiquei impressionado. Eu não tinha noção da dimensão do que era o movimento junino. E o que mais me deixou impactado foi o olhar no semblante de vocês, em que pude ver a dedicação de cada um. Por isso, afirmo: o sucesso de vocês é o sucesso do Estado e não do governador.  O Estado pode fazer, pode colaborar, mas se não for a dedicação de cada um de vocês, a gente não consegue. Então, minha gratidão a todos por esse trabalho impressionante,  que faz parte da nossa cultura acreana. Presidente Minoru, conte comigo! E mais uma vez, Pedro, eu quero lhe parabenizar por esse reconhecimento, que eu faço questão de estar presente”, ressaltou Gladson Camelí.

Atualmente, em Rio Branco, há 8 quadrilhas juninas organizadas por meio da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, criada em 2001 e filiada à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). Ao todo, 20 quadrilhas compõem o grupo no estado.

No Acre, a dança de quadrilha ocorre desde sua ocupação territorial, pelos nordestinos, no final do século XIX e início do século XX. Inserida em suas manifestações populares, envolve direta e indiretamente milhares de pessoas, seja na dança, na produção ou no público.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí participa do sorteio de endereços das novas 383 unidades habitacionais da Cidade do Povo

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí reinaugura Museu do Xapury, em compromisso de orgulho e amor pela história acreana

Jamile Romano

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Kevin Souza

Câmara de Rio Branco deve votar ampliação do prazo para adesão ao Refis do IPTU

Kevin Souza

Referência na região amazônica, Acre realiza mais um transplante de fígado na Fundhacre

Raimundo Souza

Pela 1ª vez no AC, Seminário Internacional de Bioeconomia promove discussões sobre desenvolvimento sustentável; saiba como participar

Raimundo Souza