24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Capivara morre em tanque de estação de tratamento de Rio Branco

Uma capivara morreu após entrar em um tanque da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que fica no Bairro Sobral, em Rio Branco. O animal foi achado morto quatro dias depois, após ser ‘sugado’ por uma bomba de captação .

Em nota, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamentou o ocorrido e confirmou que o animal entrou no dia 28 de fevereiro e teria morrido no dia 3 de março. (Veja vídeo abaixo)

A autarquia informou que somente no dia 3 de março a bomba foi desligada, “após ser avaliado que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população”, porém o animal já estava morto. (Confira nota completa abaixo)

Ainda segundo a Saerb embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.

No vídeo é possível ver os funcionários da ETA II retirando o que possivelmente é o couro do animal que ficou preso nas máquinas. De acordo com o Saerb o Corpo de Bombeiro foi acionado e apesar das tentativas de captura, o animal fugia e permaneceu na lagoa durante o dias 1º e 2 de março.

Segundo o Saerb, os operadores da ETA fazem análises a cada 2 horas e o laboratório está fiscalizando a qualidade da água com análises diárias. A nota assegura que o Saerb conta com biólogos e laboratoristas que garantem a excelência no controle da qualidade da água.

g1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do Acre para saber como foi atendimento no local, e o porquê conseguiram retirar o animal durante os dois primeiros dias, antes que morresse, porém até a última atualização dessa reportagem, não houve resposta.

Confira a íntegra da nota:

“O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamenta profundamente o ocorrido na Captação da ETA 2 e esclarece os fatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com a prevenção de novos incidentes.

No dia 28 de fevereiro, uma capivara foi encontrada na lagoa de captação de água, e, de imediato, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar das tentativas de captura, o animal fugia da abordagem e permaneceu na lagoa nos dias seguintes, 1º e 2 de março. Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou todas as medidas possíveis para resolver a situação. Os números de protocolo gerados durante o ocorrido foram: nº 4388, 5699 e 7868.

Na segunda-feira, 3 de março, às 14h, o Saerb decidiu desligar a bomba após avaliar que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população. A bomba foi desligada como medida de segurança, mas, infelizmente, o animal já havia falecido.

Controle de Qualidade da Água

Os operadores da ETA realizam análises a cada 2 horas e o laboratório do SAERB fiscaliza a qualidade da água com análises diárias. Cumprimos a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde e realizamos coletas de água na saída da ETA e na Rede de Distribuição para garantir que a água mantenha a mesma qualidade até a residência do usuário. Contamos com biólogos e laboratoristas capacitados para garantir a excelência no controle da qualidade da água.

Reforçamos que, embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.”

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco promove reunião para enfrentamento da estiagem

Jamile Romano

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Marcio Nunes

Participando de eventos no Acre, Jorge Viana anuncia auxílio de 4,5 mil para produtores atingidos pela cheia

Marcio Nunes

Com 160 pacientes beneficiadas, governo encerra a programação do Opera Acre Mulher

Raimundo Souza

Cooperacre: exemplo de como gerar renda e proteger a floresta, destaca ministra Marina Silva em visita ao Acre

Raimundo Souza

Sebrae participa da abertura oficial da Expoacre Juruá 2024

Jamile Romano