23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Mulheres que inspiram: A jornada da Microempreendedora Individual Lucilene Gomes

Publicado em 10/03/2025

O empreendedorismo feminino envolve uma luta por igualdade e a superação de obstáculos. Para mulheres mais velhas, a jornada é desafiadora, mas oferece oportunidades únicas. Um exemplo disso é Lucilene Gomes, dona da marca Sabor Nativo (@sabor.nativo.ac), especializada em doces artesanais da Amazônia, como geleia de cupuaçu e doces de castanha. Aos 58 anos, ela iniciou seu negócio devido a problemas financeiros familiares. Agora, com três filhos e sete netos, ela relembra suas motivações para ingressar no caminho do empreendedorismo. “Tudo começou quando meu esposo ficou desempregado. Pensando na família e nas nossas crianças, decidi produzir meus doces. Então, comecei a fazer os produtos e a vender de porta em porta, percorrendo todos os cantos, até conseguir estruturar a empresa”, explica a empreendedora.

Apoio do Sebrae

Com o crescimento do seu negócio, dona Lucilene buscou, em 2021, o auxílio do Sebrae no Acre para formalizar sua empresa e obter apoio administrativo. “Depois que procurei o Sebrae, me senti verdadeiramente uma empresária. Pude participar de palestras que ajudaram na minha autoestima. Eles me auxiliaram desde a parte técnica até a financeira, além de promover mudanças no meu negócio”, comenta. Uma das principais mudanças foi a melhoria nas embalagens de seus produtos. O acréscimo de adesivos com a data de validade e a tabela nutricional nos potes deu uma nova identidade à marca, ajudando na sua profissionalização. Exposições em eventos locais, como a Expoacre, também possibilitaram maior reconhecimento e crescimento da empresa. “Foi uma vitrine muito conceituada. Indo pelo Sebrae, como no ano passado, quando participei da feira da Expoacre, fui bem recebida e vista, o que foi um grande incentivo para a Sabor Nativo”, afirma.

Empreendedorismo Feminino

Dona Lucilene aponta que, apesar das dificuldades, considera a terceira idade a melhor fase para aproveitar e desfrutar do trabalho.

“Eu, como uma mulher de cabelos brancos e com 20 anos de experiência no mercado, incentivo todas as mulheres a empreender. É muito gratificante, é uma área com a qual me identifico profundamente e que faço com muito amor e carinho. Foi assim que sempre sustentei meus filhos, que hoje são homens e mulheres realizados e agradecidos”, finaliza.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco Entra no Clima Natalino: Abertura Oficial do “Acender das Luzes” Terá Transmissão ao Vivo!

Raimundo Souza

Governo do Acre realiza Feirão do Emprego e da Empregabilidade com centenas de vagas e serviços ao trabalhador em dezembro

Raimundo Souza

Veja as 187 vagas de emprego ofertadas pelo Sine nesta quinta-feira, 12

Marcio Nunes

Senac Acre abre vagas para orientadores educacionais em Rio Branco

Jamile Romano

Governo retifica regras sobre documentos de identificação em processo seletivo da Educação

Kevin Souza

Estado institui força-tarefa para ajudar comunidades indígenas isoladas atingidas por enchente

Jamile Romano