30.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

PERIGO! Rio Branco capital do Acre está sendo invadida por Caracóis Indianos perigosos

Publicado em 08/03/2025

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Originário da Índia, o caracol, mesmo sendo pequeno e aparentemente inofensivo, é uma praga ligada à devastação de plantações em várias nações e pode ser um hospedeiro para parasitas que causam doenças gastrointestinais e até meningite.

A espécie de caracol invasora, conhecida como Macrochlamys indica, foi introduzida no Brasil e está sob investigação em sete estados do país. Investigadores da Unesp já atestaram a existência deste caracol no Paraná, que estaria restrito desde 2019, e, nas últimas semanas, o localizaram em diversas cidades de São Paulo. Em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, ainda se encontram registros.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Perigosos pois podem transmitir doenças

Ao menos duas espécies de nematóides causadores de doenças podem usar esse caracol em seu ciclo. O Angiostrongylus cantonensis, que pode provocar meningite ou meningoencefalite, e o Angiostrongylus costaricensis, que provoca a angiostrongilose abdominal. A transmissão dessas doenças na Índia, por meio desses caracóis é confirmada, o que confere o mesmo a alcunha de praga no País.

Imagem: José de Souza/oriobranco.net

Como identificar 

caracol indiano, é de fácil identificação. É pequeno, possui uma casca delicada na cor âmbar, chegando no máximo ao tamanho de uma moeda de R$ 1. Sua atividade é maior à noite e após as chuvas. Uma característica importante desta praga é a saliência carnuda e pontiaguda na ponta da cauda. Quando relaxado, possui uma ponta de carne que se estende para trás, ao redor ou sobre a concha, diferenciando-o de outros caramujos terrestres.

O que fazer caso encontre

Se houver uma infestação deste caracol, aconselha-se que o indivíduo tire fotos e vídeos e entre em contato com a entidade ambiental local ou com as autoridades ambientais do estado, para que possam realizar o manejo apropriado.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Clendes Vilas Boas antecipa ida à Câmara e pede desculpas por falas polêmicas sobre vereadores

Kevin Souza

TJAC alcança 200% no Índice de Atendimento à demanda de crimes ambientais

Jamile Romano

Estado reforça ações de prevenção e tratamento do HIV e outras ISTs

Jamile Romano

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigações sobre acidente fatal na Via Verde

Jamile Romano

Eduardo Velloso se destaca como o parlamentar mais ativo da bancada do Acre em 2025

Jamile Romano

STF marca para 2 de setembro julgamento de Bolsonaro na trama golpista

Kevin Souza