25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco monitora elevação do Rio Acre que se aproxima da cota de alerta e preocupa Defesa Civil Municipal

O prefeito de Rio Branco, na companhia do Coordenador Municipal de Defesa Civil (Comdec), tenente-coronel Cláudio Falcão, esteve na manhã desta quinta-feira (06), às margens do Rio Acre, verificando a elevação do manancial que na régua de monitoramento já se aproxima dos 12 metros de profundidade, em sua calha mais profunda.

Segundo Falcão o nível do Rio Acre tem tido uma elevação, em média 3 centímetros a cada 1 hora e já marca até o momento 11 metros e 90 centímetros. A previsão é que no período da tarde já ultrapasse os 12 metros, se aproximando da cota de alerta que é de 13 metros e 50 centímetros.

“Nesse momento nós estamos monitorando constantemente toda a extensão da bacia do Rio Acre, como os igarapés. Já tivemos inclusive pessoas desabrigadas este ano. Infelizmente nós estamos ainda no início de março e lembrando que em 2023 o transbordamento foi no dia 24 de março, no final do mês. Então isso pode acontecer novamente. Estamos muito próximos de 12 metros e isso requer novas ações da Defesa Civil da Prefeitura de Rio Branco e nós vamos começar imediatamente”.

Falcão lembrou ainda, que em todas as últimas 3 enchentes enfrentadas, a gestão municipal não mediu esforços para bem atender, de forma digna e humanizada, todas as famílias afetadas.

“A Prefeitura tem dado, em todos os eventos climáticos, extremos de inundação e outras, a questão de seca, nunca foi dado, em nenhum momento, pela Prefeitura de Rio Branco, que foi dado agora. Não há medição de esforços para atender bem a população. É claro que a nossa torcida é que não haja um transbordamento, mas torcida é apenas uma coisa que nós desejamos e que nós não podemos evitar. Mesmo assim, o que nós temos que fazer, estamos fazendo, que é a preparação para atender essas vítimas, caso venha acontecer”.

O prefeito da capital Tião Bocalom, lamentou que somente em sua gestão, já são 3 grandes enchentes e apesar dos sinistros, o seu governo sempre tem priorizado os que mais precisam nesse momento difícil e a gestão municipal está mais uma vez pronta e preparada para bem socorrer quem tanto precisa.

“Foram três grandes alagações. Nesse momento estamos pedindo a Deus, que tenha piedade  e que esse ano a gente não tenha mais alagação. Foram gastos quase que 100 milhões de reais durante essas alagações todas. A prefeitura deu todo suporte, ajudou todo mundo, inclusive os ribeirinhos que de primeira eram cadastrados, mas nunca recebiam benefícios e agora a gente colocou benefícios para todos eles desde 2021. Se vier a gente vai cuidar. Aliás, já estamos cuidando. O parque de exposição está lá, está limpo. Com 12 metros, como disse o coronel Falcão, a gente já começa a fazer alguns abrigos. Então estamos prontos para poder atender a população.”

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições no concurso do Detran terminam amanhã

Jamile Romano

Deracre realiza operação tapa-buraco em Senador Guiomard

Marcio Nunes

Servidores estaduais do Acre anunciam paralisação geral nesta quarta por reajuste salarial

Jamile Romano

Prefeitura recebe doação de fraldas para crianças instaladas nos abrigos

Marcio Nunes

No primeiro dia de campanha, Bocalom é recebido por multidão na Baixada da Sobral

Marcio Nunes

Prefeito Tião Bocalom celebra aniversário de 141 anos da capital acreana

Jamile Romano