24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

Trump levanta a voz com Zelensky, bate-boca e o chama de ‘desrespeitoso’ com os EUA: ‘Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial’

Atualizada em 28/02/2025 18:27

Numa cena rara entre dois líderes mundiais, o presidente dos EUA, Donald Trump, bateu boca e aumentou o tom de voz com Volodymyr Zelensky em encontro dos dois na Casa Branca nesta sexta-feira (28), dizendo que o presidente da Ucrânia está jogando com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”.

Por causa da discussão, um acordo entre EUA e Ucrânia não foi assinado. Zelensky saiu da Casa Branca sem conceder a tradicional entrevista após o encontro e cancelou todas as suas aparições públicas em Washington.

Em uma reunião transmitida ao vivo e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.

Os EUA eram aliados de primeira hora da Ucrânia durante o governo Biden. Quando Trump assumiu, no entanto, a Casa Branca se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, chegando a discutir um acordo para encerrar a guerra sem a presença dos representantes de Kiev.

‘Desrespeitoso’

O bate-boca começou nos dez dos 45 minutos finais em que os dois presidentes se encontraram no Salão Oval da Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou Putin de “assassino”.

(globo.com)

Artigos Relacionados

ABC News pagará US$ 15 milhões para encerrar processo movido por Trump

Raimundo Souza

Suprema Corte dos EUA impede Trump de deportar venezuelanos

Raimundo Souza

Por que Trump não incluiu a Rússia na lista de países afetados por tarifas

Raimundo Souza

Kamala ou Trump: EUA decidem nesta terça vencedor da eleição

Jamile Romano

China, Canadá e México reagem a Trump e agravam guerra tarifária

Raimundo Souza

Apenas dez países entregaram metas climáticas; prazo termina segunda

Raimundo Souza