24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Em meio a tensão com os EUA, Moraes reforça “soberania do Brasil”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou a “soberania do Brasil” e destacou que o país não é mais uma colônia, em meio a tensões e processos que o tem como alvo nos Estados Unidos.

Em sessão da Corte, na qual participa de forma remota, o magistrado afirmou que “é importante que todos nós reafirmemos os compromissos da democracia, direitos humanos, igualdade entre as nações e juramento integral da Constituição brasileira e pela soberania do brasil, pela independência do poder judiciário”.

“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma república independente e cada vez melhor”, disse.

Na quarta-feira (26), o Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou uma lei para barrar o ministro brasileiro do país. A norma ainda precisa ser votada em plenário.

Segundo os norte-americanos, o movimento é contra as determinações de Moraes que miram as empresas dos Estados Unidos, como o X.

Ainda na noite de quarta, o Ministério das Relações Exteriores soltou uma nota e apontou sua “surpresa” ao receber crítica do Departamento de Estado dos Estados Unidos por bloqueios e multas impostas a empresas norte-americanas feitas no Brasil. A pasta falou não aceitar a politização de decisões judiciais.

Indiretamente, a manifestação se refere ao bloqueio da rede social Rumble, por ordem de Moraes na última sexta-feira (21).

Nesta quinta-feira (27), um tribunal dos Estados Unidos decidiu que a plataforma não é obrigada a seguir a determinação. “Esta decisão é uma vitória completa para a liberdade de expressão, soberania digital e o direito das empresas americanas de operar sem interferência judicial estrangeira”, falou a empresa.

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Jamile Romano

Um em cada 5 adultos tem herpes genital, diz OMS. Saiba sintomas

Jamile Romano

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

Raimundo Souza

Dino determina que PF investigue conduta de Bolsonaro durante pandemia

Kevin Souza

Mais de 11 mil pessoas foram beneficiadas com o programa Farmácia Popular e governador destaca união para reduzir diferenças

Jamile Romano

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Jamile Romano