28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Senador Alan Rick apresenta PEC para garantir bônus regional em universidades públicas

O senador Alan Rick (União Brasil-AC) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que as instituições de ensino superior públicas usem critérios geográficos em seus processos seletivos, abrindo portas para estudantes de regiões menos favorecidas. A PEC que altera os artigos 206 e 208 da Constituição Federal já conta com as 27 assinaturas necessárias para começar a tramitar no Senado.

O senador destaca que diversas universidades públicas situadas nas regiões Norte e Nordeste têm prosperado na adoção de ações afirmativas em seus processos seletivos dirigidas aos estudantes das escolas de seu entorno.

“No meu estado, o Acre, os resultados foram notórios e inquestionáveis”, afirma o senador. “A UFAC aderiu ao SISU em 2013 e conviveu com uma baixíssima taxa de estudantes de medicina advindos de instituições de ensino locais. Entre 2015 e 2018, por exemplo, essa taxa ficou próxima à faixa de 15% a 20%. Após o uso do argumento de inclusão regional, já em 2019, a ocupação de alunos da abrangência territorial do bônus foi de 41,88%. Em 2022, metade dos estudantes eram beneficiários dessa medida”.

Este ano, em virtude da decisão do MEC de não aplicar o Bônus Regional sobre as notas do Enem para os candidatos inscritos no SISU, a UFAC decidiu retirar o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada e realizar vestibular específico para o curso. A medida assegurou a aplicação do Bônus Regional de 15% sobre a nota dos candidatos que cursaram o ensino médio no estado do Acre.

Alan Rick argumentou ainda que a PEC contribuirá para garantir a segurança jurídica necessária à adoção do bônus no SISU, evitando disputas judiciais. Citou ainda a importância da medida para fixar médicos em locais com escassez desses profissionais. No Acre, há 1,7 médicos para cada 1.000 habitantes, em contraste com a média nacional que é de 2,81.

“Hoje, muitos candidatos de outras regiões são aprovados para cursos de medicina em universidades públicas do Norte e do Nordeste, mas não se fixam nesses locais após formados. Assim, assegurar que candidatos locais possam aceder a esses cursos teria o condão de avançar não somente na maior equidade de acesso à educação superior pública e gratuita para os alunos de regiões historicamente desfavorecidas na oferta da educação básica, mas também de facilitar a fixação de médicos em locais onde ainda há efetiva carência desses profissionais”, aponta.

Com as 27 assinaturas garantidas, a PEC do Bônus Regional tramitará no Senado. A matéria é submetida primeiro à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois vai ao Plenário da Casa.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Modernização na Segurança ganha investimento de R$ 2,8 milhões para fortalecer PM e Bombeiros com novos veículos blindados e prédios reformados

Kevin Souza

Em Plácido de Castro, construção de ponte sobre o Igarapé Miterrari melhora acesso e escoamento no Ramal do Mucura

Marcio Nunes

Em uma ação integrada, forças de segurança realizam operação na Unidade Penitenciária Manoel Neri

Jamile Romano

Começa aplicação das provas do Saeb 2025 nas escolas do Acre

Raimundo Souza

Governo participa de encontro nacional sobre inovação e reforça atuação para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre

Raimundo Souza

Saiba como economizar energia elétrica nos dias de calor intenso

Jamile Romano