24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Festival Internacional da Castanha da Amazônia inicia nesta sexta-feira em Epitaciolândia

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2025, Epitaciolândia (AC) recebe o Festival Internacional da Castanha da Amazônia (FIC) 2025, evento que celebra o agroextrativismo cooperativo e sustentável. O festival reunirá extrativistas, agricultores familiares e especialistas do Brasil e Bolívia para promover negócios sustentáveis, intercâmbio de saberes e valorização da sociobiodiversidade amazônica.

A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (21), às 18h, na Praça da Juventude, no bairro Aeroporto Velho, em Epitaciolândia. A programação do festival busca conectar tradição e inovação, destacando a importância da economia sustentável para a geração de renda e a conservação da floresta.

O FIC é uma iniciativa da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) e da Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia (COOPAEB), com apoio de diversos órgãos e instituições do governo federal, estadual e das prefeituras dos municípios do Alto Acre (Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil). Sindicatos, ONGs e associações também são parceiros na realização do evento.

Durante os três dias de evento, o público poderá conhecer um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé, além de desfrutar de atrações culturais, como gastronomia, artesanato, música e arte.

Seminário sobre agroextrativismo e bioeconomia

Dentro da programação do festival, no sábado (22), acontece o Seminário Agroextrativismo Cooperativo e Bioeconomia: Diálogos para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas Sustentáveis. O evento visa apresentar um panorama dos resultados e impactos da Rede Cooperacre, discutir políticas públicas e incentivos ao agroextrativismo familiar, além de explorar oportunidades de inovação e pesquisa aplicada.

Especialistas, gestores públicos e lideranças cooperativistas participarão de debates sobre como o cooperativismo e a gestão estratégica podem fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, ampliar a geração de renda, promover o desenvolvimento regional e garantir a conservação da floresta.

A programação inclui cinco painéis temáticos, abordando desde os desafios e oportunidades para o agroextrativismo até inovação e pesquisa aplicada no setor. Entre os painelistas confirmados estão representantes da Cooperacre, Coopaeb, Cooperxapuri, Sistema OCB, Ufac, Embrapa, ICMBio, Incra, Seagri, Ibama, Sebrae, deputados estaduais, prefeitos do Alto Acre e especialistas em bioeconomia e certificação de produtos da sociobiodiversidade amazônica.

Concurso e premiações

Para incentivar a participação da comunidade agroextrativista, o presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo, anunciou premiações em dinheiro para os vencedores de um concurso especial que elegerá a maior e menor castanha, maior e menor ouriço, melhor poesia e melhor música.

Parceiros

O Festival Internacional da Castanha da Amazônia foi idealizado pela Rede Cooperacre e Coopaeb e conta a parceria do Sistema OCB, Sebrae, gabinete do deputado Estadual Pedro Longo, Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) e Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete); Conab; Copasfe; Coopegrãos; Incra; MDA; Ibama, SPU; ICMBio; STR de Brasiléia, de Epitaciolândia, de Xapuri e  de Assis Brasil; Unisol Acre; a coordenação do Programa Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Governo Federal (Senaes); ApexBrasil; Prefeitura de Cobija; Prefeituras de Epitaciolândia; Brasiléia; Assis Brasil; Xapuri e Capixaba; Sicoob; Amoprelândia; COOPERXAPURI; gabinete do Deputado Estadual Edvaldo Magalhães; Coletivo Varadouro; Fundacentro; Amopreab; Amoprex.

Fotos: Eldson Júnior
Texto: Andréia Oliveira

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Paciente com câncer de pele consegue na Justiça acesso a medicamento

Jamile Romano

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de incêndio e importância de equipamentos de prevenção

Marcio Nunes

Parque Ambiental Chico Mendes Recebe Certificação Good Travel Destinations

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco monitora elevação do Rio Acre que se aproxima da cota de alerta e preocupa Defesa Civil Municipal

Jamile Romano

Atlas da Violência aponta salto nos homicídios ocultos no Acre

Jamile Romano

Muita saúde mental e bem-estar foram oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco na Expoacre 2025

Marcio Nunes