25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça combate à dengue com contratação de 186 profissionais e lançamento de pacote de ações

A Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de contratação emergencial e apresentação do pacote de ações voltadas ao enfrentamento das arboviroses, com foco especial no combate à dengue. O evento aconteceu no auditório da Uninorte e contou com a presença de autoridades municipais, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil.

Durante a cerimônia foram anunciadas as contratações emergenciais de 186 profissionais da saúde, sendo 145 já admitidos e 41 vagas ainda a serem preenchidas.

Entre os cargos contemplados estão auxiliares de farmácia, enfermeiros, farmacêuticos, médicos clínicos gerais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e agentes de endemias.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do decreto de emergência em saúde, assinado pelo prefeito, que possibilita uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população.

“Essa decisão não visa causar pânico, mas sim permitir a adoção de medidas administrativas rápidas e eficientes”, afirmou Biths.

O evento também contou com a presença do representante do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Henrique, que enalteceu o comprometimento da prefeitura e do secretário de Saúde na luta contra as arboviroses. O vereador João Paulo parabenizou as ações do município, ressaltando a importância da vigilância sanitária e da contratação dos profissionais para a assistência e gestão da saúde pública. Já o vereador Matheus Paiva destacou a dedicação dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemia, enfatizando que a saúde é a base para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou em sua fala que o principal objetivo da gestão é “não perder vidas”. Ele lembrou o trágico ano de 2021, quando a cidade enfrentou uma grande crise e, segundo ele, a administração teve que lidar com a situação de forma emergencial.

“Nós não queremos que as pessoas morram, como aconteceu em 2021. Em 2021, estávamos começando e pegamos o carro andando, enfrentando uma grande crise, mas agora, não. A gente declarou a situação de emergência e a Secretaria de Saúde tomou todas as providências”, afirmou. O prefeito ainda ressaltou a importância da contratação de novos profissionais, dizendo: “O que precisava? De mais profissionais? Então vamos contratar”.

Com essas novas contratações e o pacote de ações anunciadas, a Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso no combate às arboviroses e no cuidado com a saúde da população, garantindo um atendimento mais eficiente e uma resposta rápida aos desafios sanitários da região.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

As chuvas ocasionais e a possibilidade de temporais podem ocorrer no Acre no sábado, 21

Raimundo Souza

Governo do Acre pleiteia recursos no Ministério da Educação para realizar atendimentos no estado por meio do programa Mulheres Mil

Raimundo Souza

Colégio Militar entrega alamares e certificados de mérito a mais de 200 alunos em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Polícia Federal apura desvio de R$ 15 milhões em emendas parlamentares no Acre

Jamile Romano

Profissionais de saúde de Senador Guiomard recebem curso de reanimação neonatal

Marcio Nunes

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Marcio Nunes