24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aluna de escola pública em Porto Acre realiza sonho de ser aprovada em medicina e direito

O apoio de professores e familiares, aliado aos investimentos realizados pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), possibilitaram à aluna Wellen Ferreira Cardoso de Melo, da Escola Edmundo Pinto, na Vila do Incra, em Porto Acre, ser aprovada em medicina e direito na Universidade Federal do Acre (Ufac).

A estudante mora com os pais na Vila do V e diz que sua preparação foi baseada no que realmente caía na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Toda semana eu fazia o planejamento do que ia estudar, os conteúdos que mais caíam, ia sempre revisando as partes mais importantes”, conta.

Quando recebeu a notícia de que havia sido aprovada, mal pôde acreditar. “Eu estava acompanhando pelo site da Ufac e, quando vi o meu nome selecionado, esperei um pouco e fiquei sem reação, eu mal conseguia acreditar”, relata.

O programa Pré-Enem Legal, desenvolvido pela SEE, foi importante na sua preparação para a prova. Wellen conta que os professores foram ótimos, sobretudo a professora de redação. “Eu seguia bastante as dicas que eles passavam e anotava tudo o que eles tinham dito na aula”, disse.

Para a estudante, o apoio dos pais, da família e dos professores foi fundamental na sua preparação. “Meus pais sempre acreditaram muito em mim, sempre me disseram para seguir o caminho dos estudos, que era o certo, e os professores também, sempre me incentivaram a dar valor à educação”, afirmou.

Além do Pré-Enem Legal da SEE, Wellen conta que o tablet, distribuído aos alunos do ensino médio, também foi fundamental na sua preparação. “Eu não tinha notebook no início dos meus estudos, então tiver que utilizar o tablet no começo das aulas, usei bastante, principalmente para ver as aulas e as questões que eu não tinha como imprimir”, ressaltou.

Mesmo com toda a preparação, ela achou difíceis as questões da prova do Enem, segundo ela, com nível “muito alto e interpretativo”. Animada com as aprovações, diz que vai optar pelo curso de medicina: “Era a minha primeira opção quando decidi começar a estudar”.

Como conselho, recomenda que os alunos que ainda irão realizar o Enem tenham foco, persistência e muita dedicação. Ela mesma estudava mais de dez horas por dia. “Precisa também de muita organização, porque é uma prova que abrange muitos conteúdos e tem que seguir uma rotina bem planejada”, destaca.

‘Era o sonho dela fazer medicina’

Neudivânia de Alencar e Edmilson de Melo são os pais de Wellen.  “Eu ainda nem estou acreditando, porque era o sonho dela fazer medicina, e eu estava orando muito por isso”, disse dona Neudivânia.

A felicidade maior, segundo a mãe, é que a filha será a primeira formada da família. “Eu estou muito orgulhosa e, quanto ao planejamento, ela vai ficar indo e voltando de Rio Branco, mas, ao longo de tempo, vai morar em Rio Branco para fazer o curso”, informou.

Dezessete alunos aprovados

Na Escola Edmundo Pinto, o sucesso no Enem de 2024 não foi apenas da estudante Wellen Ferreira. Segundo a coordenadora pedagógica Jamyle de Souza, outros 16 alunos foram aprovados em cursos da Ufac, do Instituto Federal do Acre (Ifac) e também em instituições privadas.

“A aprovação desses alunos, para nós, trouxe uma sensação de êxtase, trabalhamos muito para isso acreditamos nos sonhos deles. E nosso foco é sempre levar a motivação, projetar seus sonhos, fazer com que as portas se abram e eles alcancem seus objetivos”, disse.

Além de Wellen Ferreira, outros 16 alunos da Escola Edmundo Pinto foram aprovados no Enem. Foto: Stalin Melo/SEE

Segundo a educadora, a participação dos professores nesse processo é fundamental, sem falar do apoio da própria SEE. “Os professores compraram essa ideia de motivar os alunos e essas aprovações são resultado de muito trabalho. Essa parceria com a Secretaria também é muito importante, porque traz outras perspectivas para os alunos”, frisou.

“Nossa meta agora é continuar apoiando, conversando, fazendo acolhimento com os alunos no início do ano e trazer eles para conversar, porque nós partimos dessa perspectiva, de servir, de ser o elo motivo da engrenagem e continuar trabalhando com todos os nossos professores”, afirmou.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura e Defesa Civil buscam soluções para abastecimento de água em Rio Branco

Raimundo Souza

Clientes da Energisa podem parcelar fatura em até 36 vezes sem entrada na campanha “Negocia Energisa”

Marcio Nunes

Simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica mobiliza escolas e prepara alunos para o IDEB 2025 em Rio Branco

Marcio Nunes

Primeira Semana Cultural Andina inicia nesta sexta-feira no Lago do Amor

Redacao

Com investimentos de mais de R$ 7,5 milhões, governador entrega viaturas, uniformes e equipamentos para reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no Acre

Jamile Romano

Governo abre programação do Janeiro Branco e reúne autoridades e servidores em frente ao Palácio Rio Branco

Jamile Romano