24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Níveis dos rios no Acre apresentam vazante, mas previsão é de mais chuvas nos próximos dias

Dados da Defesa Civil do Estado do Acre mostram que a maioria dos rios da região apresentou sinais de vazante nos últimos dias, embora a previsão seja de chuvas intensas para esta semana. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou uma baixa significativa, passando de 10,11m para 9,69m em 24 horas, uma redução de mais de 30cm. O Rio Tarauacá, em Tarauacá, manteve-se estável nas últimas duas semanas, com níveis variando entre 5 a 7m. A cota atual é de 5,87m, ainda distante da cota de alerta de 8,50m.

Em Feijó, o Rio Envira também apresentou vazante. Pela manhã, a cota era de 7,44m, comparada aos 7,96m registrados no dia anterior, marcando uma diminuição de mais de 50cm em 24 horas. Já em Manoel Urbano, o Rio Purus teve uma queda expressiva de mais de um metro nas últimas 24 horas, com a cota atual em 7,87m. Em Sena Madureira, o Rio Iaco começou a baixar após um período de elevação. Nas últimas 24 horas, o nível reduziu em mais de 90cm, alcançando 9,70m.

Rio Branco apresentou vazante de acordo com a medição desta segunda-feira. Foto: Pedro Devani/Secom

Situação do Rio Acre

O Rio Acre, em toda a sua extensão que abrange os municípios de Brasileia, Xapuri, Capixaba e Rio Branco apresentou vazante. No entanto, devido às chuvas intensas nas últimas 24 horas, principalmente na região do Baixo Alto Acre, espera-se uma estabilização nos níveis e possível aumento nas próximas horas.

O Riozinho do Rola, afluente que impacta diretamente o nível do Rio Acre na capital, registrou uma subida significativa, alcançando 10,99m. Já em Rio Branco, o Rio Acre marcou 10,32m na última medição, após uma breve estabilização.

Já em Rio Branco, o Rio Acre marcou 10,32m na última medição, após uma breve estabilização. Foto: Pedro Devani/Secom

O coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, afirmou que todo o sistema estadual de proteção e defesa civil está em prontidão 24 horas. Desde dezembro, foram realizadas diversas reuniões com coordenadorias municipais e gestores que concluíram o plano de contingência estadual.

“Estamos acompanhando todos os níveis dos nossos rios em contato direto com as defesas civis municipais. Aqui na capital, monitoramos a situação de todos os igarapés para, caso haja transbordamento, apoiar de imediato a Defesa Civil de Rio Branco no que for necessário”, destacou o coronel.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

SASDH realiza trabalho de acolhimento e proteção de mulheres e crianças durante Carnaval da Família 2025

Raimundo Souza

Após 15 anos de lei federal, Acre ainda não garante bibliotecas nas escolas públicas

Jamile Romano

Governadora em exercício Mailza Assis entrega mil títulos definitivos em Feijó durante ação do Programa Juntos pelo Acre

Raimundo Souza

Em nota, Ádem Araújo, presidente da Ffac, afirma que TJD vai investigar caso de racismo no Sub-20

Marcio Nunes

Por decisão do Tribunal Regional Federal, cai bônus de 15% para estudantes do curso de medicina da Ufac

Marcio Nunes

Acreanos podem concorrer a programa de intercâmbio em Madri voltado à formação de jovens líderes do Santander

Kevin Souza