23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

As contradições no discurso de Lula incomodam ambientalistas

Publicado em 16/02/2025

Foto: Ao lado de Marina Silva, Lula anunciou investimentos na COP30. Aproveitou a viagem para questionar as razões que levam o órgão de fiscalização ambiental a não liberar pesquisa de petróleo na foz do Amazonas – (crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Conhecido internacionalmente pela defesa da sustentabilidade ambiental, Lula escorrega ao pressionar o Ibama a liberar pesquisa de petróleo na foz do Amazonas

A pressão renovada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta contradições entre o programa ambiental do governo e o plano para expandir a produção de petróleo nos próximos anos. Lula se elegeu com um projeto para redução da emissão de carbono e proteção ao meio ambiente. Porém, criticou publicamente, na última semana, o “lenga-lenga” do Ibama para autorizar a perfuração do Bloco 59, a menos de 200 km da foz do Rio Amazonas. A fala enfureceu servidores do órgão e ambientalistas, e gerou preocupações sobre interferência política em um processo estritamente técnico.

Na quarta-feira, Lula defendeu abertamente a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na costa do Amapá, durante entrevista para a Rádio Diário FM, de Macapá. “Não é que eu vou mandar explorar, eu quero que seja explorado. Nós temos de pesquisar, ver se tem petróleo”, disse, cobrando liberação do Ibama. Na sequência, ele viajou para visitar obras da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, onde será debatido a redução do uso de combustíveis fósseis — como petróleo, carvão e gás natural. No entanto, o presidente não reconheceu a incongruência no fato de estar na presidência da discussão ambiental e ir contra deliberações internacionais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula ignora sinais de tempestade perfeita e intensifica campanha para 2026

Raimundo Souza

Maternidade Marieta Messias Cameli: construindo um novo nascer para os acreanos

Raimundo Souza

Integração entre Sema e bombeiros coordena ações nas operações de fiscalização contra o fogo no interior do estado

Raimundo Souza

Maioria das empresas está despreparada para receber pessoa deficiente

Raimundo Souza

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Jamile Romano

Famílias de crianças vítimas do Zika vírus começam a receber indenização

Redacao