28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Contrata+Brasil: Uma oportunidade para o MEI do Acre

Lançada na última terça-feira (11), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, a plataforma Contrata+Brasil, é uma ferramenta destinada a promover a inclusão de microempreendedores individuais (MEI) nos processos de contratação pública.
Sendo uma oportunidade para pequenos negócios venderem seus produtos e serviços diretamente a órgãos federais, estaduais e municipais, a plataforma terá o apoio do Sebrae na capacitação de microempreendedores locais e inscrição no portal. O objetivo é aumentar a participação do MEI em licitações públicas e contribuir para a melhoria da infraestrutura e serviços oferecidos à população.
De acordo com Miriam Paiva, analista do Sebrae no Acre, o Contrata Mais Brasil é uma ferramenta valiosa que criará uma relação importante no estado entre os pequenos negócios e as prefeituras. “O que estamos vivendo no Acre é uma grande oportunidade para os microempreendedores se inserirem em um nicho de mercado pouco explorado, que é o atendimento às necessidades das prefeituras e órgãos públicos. A expectativa é de que o programa contribua para a inclusão econômica e o fortalecimento das microempresas no estado”, afirma Miriam.
O programa é formado por duas etapas: a primeira é o credenciamento das prefeituras na plataforma, para cadastrarem suas demandas no portal gov.br, dando início ao processo de licitações e a segunda é a inscrição do MEI no portal.
“O Sebrae no Acre tem trabalhado para que as prefeituras do estado aproveitem ao máximo o Contrata Mais Brasil, conectando as administrações municipais aos pequenos empreendedores locais”, afirma Paiva, ao explicar o funcionamento do portal. “As prefeituras, por exemplo, podem registrar demandas específicas, como a necessidade de pintura em uma escola. Após esse registro, o microempreendedor interessado em fornecer esses serviços se credencia no portal do gov.br, o que permite que ele participe de uma “licitação” online. Nesse modelo, os MEI podem apresentar propostas com valores, e a prefeitura escolhe a proposta com o menor preço”, finaliza.
O diferencial do programa é que, após a execução do serviço, o MEI emitirá a nota fiscal e irá receber o pagamento via PIX, no dia seguinte, sem a preocupação de longos períodos de espera por parte das administrações públicas. Esse processo representa uma grande vantagem para os microempreendedores que buscam agilidade no recebimento de seus serviços.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito acompanha presidente do TCE em visita às obras na capital

Marcio Nunes

Governo realiza aula inaugural de cursos de ensino a distância

Raimundo Souza

Defensoria Pública leva atendimento itinerante para comunidade do bairro Ayrton Senna

Marcio Nunes

Com monitoração eletrônica, Polícia Penal atua no combate à violência contra a mulher

Redacao

Prefeitura de Rio Branco reforça apoio ao produtor rural durante VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental

Raimundo Souza

Acre tem uma das maiores taxas de abandono vacinal infantil do país, aponta relatório

Jamile Romano