25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeito de Rio Branco recebi cônsul do Japão em Manaus e fortalecem parcerias

O novo cônsul do Japão, em Manaus, Yuichi Miyagawa, acompanhado da assessora, Takako Shima, além do presidente e do vice-presidente da Associação Nipo-Brasileira no Acre, Eduardo Kawada e Luciano Sasai, realizou uma visita de cortesia à Prefeitura de Rio Branco, para fortalecer laços de cooperação entre as instituições. Essa é a segunda vez, durante a atual gestão, que um representante do consulado japonês visita à capital acreana.

Durante o encontro, foram estreitadas parcerias já estabelecidas entre o governo japonês e a prefeitura, como a Casa Rosa Mulher, projeto voltado ao acolhimento e suporte de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi apresentado ao cônsul o Projeto “1001 Dignidades”, que chamou a atenção do representante japonês. Segundo o prefeito Tião Bocalom, a iniciativa despertou grande interesse, e há expectativa de que possa contar com o apoio do governo do Japão, seja por meio de sugestões tecnológicas ou outras formas de cooperação.

“Eu espero que a gente possa ter também uma parceria com o “1001 Dignidades”, pelo menos foi o que foi demonstrado durante a visita deles aqui. Se a gente pudesse ter o governo do Japão também participando de alguma forma, de repente sugerindo tecnologias, ajudando em algum tipo de tecnologia seria muito importante”, explicou o prefeito.

Outro tema abordado foi a agricultura familiar. A expertise japonesa no setor, especialmente na produção sustentável e orgânica, foi ressaltada como uma referência para possíveis colaborações. O Japão tem uma experiência milenar no aproveitamento de espaços e na produção agrícola sustentável. Esse diálogo pode resultar em avanços importantes para a agricultura familiar em Rio Branco.

“Tratamos também sobre a questão da agricultura familiar, que a gente sabe que os japoneses têm nisso daí uma experiência. Que já trazem a milhares de anos de aproveitamento, de espaço, da forma como tratar a agricultura como sendo com produtos orgânicos.  Então, eu penso que isso começa a estreitar a nossa relação no sentido de ter apoio também de lá, nessa questão da agricultura familiar mais sustentável”, complementou.

Segundo o diplomata japonês, o Japão mantém uma relação próxima com Rio Branco e já contribuiu com iniciativas importantes em parceria com outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Manaus. Até o momento foram realizados quatro projetos voltados ao fortalecimento das comunidades locais e à aquisição de equipamentos para a área da saúde, especialmente nos setores de saúde da mulher e da criança. O investimento total dessas ações, de acordo com ele, chega a cerca de R$ 2 milhões. Durante a visita, o cônsul destacou a importância da comunidade japonesa no Acre, que há décadas tem colaborado para o desenvolvimento da agricultura, da medicina e da educação no estado. Ele ressaltou que a viagem também teve como propósito conhecer melhor a atual situação do município e identificar novas oportunidades de cooperação.

“Esta minha visita o objetivo é conversar para promover ainda mais os laços, a amizade entre o Japão e a Prefeitura de Rio Branco e também para planejar mais projetos para essa Prefeitura do Rio Branco. E agradeço muito esse recebimento, e estou muito contente de estar aqui como cônsul do Japão, em Manaus.”

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco monitora 62 bairros com áreas de risco na capital

Jamile Romano

Entrevista de ontem, domingo, 22, no programa “O X Questão” na “TV Rio Branco canal 8.1” e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”

Raimundo Souza

9ª edição do tradicional Festival do Milho acontece em Porto Walter

Jamile Romano

Sandálias produzidas por detentos são expostas no estande do Iapen na Expoacre

Raimundo Souza

Deracre lança balsa no Rio Envira, em Feijó, para efetuar a travessia no Rio Jurupari

Marcio Nunes

Central de Referência em Educação Especial transforma vidas e promove inclusão

Marcio Nunes