22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Moraes arquiva pedido para incluir Tarcísio em inquérito do golpe

Publicado em 04/02/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito sobre uma tentativa de golpe tramada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A inclusão de Tarcísio na investigação havia sido pedida pela bancada feminina do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo. O partido é de oposição ao governador. No mês passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, opinou pela rejeição do pedido.

“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu Moraes na decisão desta segunda-feira.

A iniciativa do PSOL foi motivada por um relatório da Polícia Federal (PF) que registra a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022. Na mesma data, ocorreu no palácio uma reunião para discutir a “minuta do golpe”, que seria um decreto para impedir a posse do então presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a PGR, contudo, a presença de Tarcísio no Alvorada já era de conhecimento de Moraes, e o PSOL não apontou nenhum fato novo que demonstrasse a participação do governador na referida reunião, tampouco que ele tenha tomado parte em uma tentativa de golpe.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro pede de tudo na prisão, e Moraes vira seu carcereiro

Raimundo Souza

Bolsonaro diz após decisão do STF que candidato da direita para 2026 é Jair, Messias ou Bolsonaro

Jamile Romano

Fux é sorteado relator de recurso de Bolsonaro sobre inelegibilidade

Jamile Romano

Sessão da Câmara de Rio Branco é suspensa para análise dos vetos do Executivo à LDO 2026

Kevin Souza

Vice-governadora Mailza prestigia ato cívico em comemoração a emancipação política de Epitaciolândia

Raimundo Souza

Lula dá bronca em sindicalistas da Educação: “Não há razão” para greve

Jamile Romano