28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC sedia evento da Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou, nesta sexta-feira (31), uma cerimônia em homenagem à ancestralidade e à resistência das religiões de matriz africana.

Realizado no auditório da instituição, o evento foi promovido pela Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre (Feremaac), em parceria com o MPAC, e integrou as celebrações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro.

A iniciativa reforçou a importância cultural e histórica dessas tradições, além de destacar a luta contínua por respeito e dignidade. Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a personalidades que atuam na defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira, titular da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu uma homenagem por sua atuação no combate à intolerância religiosa.

“Faço questão de trazer todos para dentro do Ministério Público. Vocês precisam se aproximar da instituição, que é fiscal da lei e dos direitos fundamentais. Nosso papel é agir para garantir os direitos de todos. As religiões de matriz africana precisaram se reinventar ao longo da história para preservar sua cultura e tradição, e isso precisa ser respeitado”, afirmou.

O presidente da Feremaac, Célio Gomes, ressaltou a relevância do evento e a parceria com o MPAC na defesa da liberdade religiosa.

“Agradecemos ao Ministério Público por apoiar essa iniciativa e firmar essa parceria conosco para homenagear a nossa ancestralidade e aqueles que nos antecederam na luta por respeito e reconhecimento”, declarou.

Entre os homenageados esteve Ogan Arimateia (in memoriam), reconhecido como um dos pioneiros na defesa dos direitos humanos no Acre.

O evento contou com a participação e apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), do Centro Alagbê Okan, do Centro Alamajú e do Instituto Ecumênico, além de parlamentares e representantes da sociedade civil.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Óbitos fetais caem no Acre em 2023, mas julho concentra maior número de casos

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco segue na disputa pela manutenção do selo UNICEF para a juventude

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco entrega kits de uniformes para entidades de capoeira

Marcio Nunes

Governo realiza solenidade de entrega do 1° Prêmio de Comunicação do Governo do Acre aos profissionais da imprensa

Marcio Nunes

Pecuária do Acre cresce 20% e movimenta R$ 181 milhões com ações do governo que impulsionam a economia rural

Redacao

Prefeitura de Rio Branco estuda mudar retorno na Valdomiro Lopes para melhorar trânsito

Marcio Nunes