30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Terceira fábrica de chinelos é inaugurada em sistema prisional do Acre

Atualizada em 01/02/2025 08:23

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), inaugurou a terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do estado, nesta sexta-feira, 31. A fábrica se encontra no Polo Moveleiro de Rio Branco, possui 9 máquinas, e conta com a mão de obra de 12 detentos no local.

Projeto Sandálias da Esperança leva oportunidade de trabalho e remição de pena para detentos do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O projeto, chamado Sandálias da Esperança, é fruto da parceria entre o Iapen, o TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 300 mil oriundos do Orçamento Geral da União, para compra dos maquinários, além do apoio do Judiciário para compra da matéria-prima para fabricação dos primeiros pares de sandálias. Além desta, já foram inauguradas fábricas de chinelos nas unidades prisionais de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.

Governo inaugura terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O apenado A.R. ressalta que trabalhar na fábrica tem sido uma grande oportunidade para ele: “Pra mim foi maravilhosa essa oportunidade. Além de passar o tempo, você tá se qualificando. Aqui eu adquiri novas profissões”, explicou.

Chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, ressalta que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente. Foto: Antonio Moura/Iapen

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, explica que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente: “Um projeto aí que vem para revolucionar, oferecendo mais uma oportunidade de trabalho e de renda pós- cárcere. A nossa intenção é comercializar essas sandálias e reinvestir o valor arrecadado no projeto”.

Durante a solenidade de inauguração, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, anunciou ainda novos recursos para que o projeto dê continuidade: “Nós vamos assinar hoje um convênio com a Senappen, onde virão recursos da União, na ordem de R$ 811 mil, para que a gente possa dar continuidade à aquisição dos insumos, para que essas fábricas possam continuar a sua produção”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Jato hipersônico pilotado por Inteligência Artificial é capaz de atacar sem intervenção humana

Raimundo Souza

OCA Virtual oferece mais de 130 serviços online à população acreana: conheça a plataforma

Marcio Nunes

Energisa realizou mais de 4,7 mil procedimentos de manutenção na rede de energia elétrica no Acre em 2024

Jamile Romano

Secretaria da Mulher realiza ação educativa no Arraial Cultural e alcança mais de 400 pessoas

Jamile Romano

Plantão DPE/AC: Entenda como será o funcionamento da Defensoria Pública do Acre no recesso forense

Jamile Romano

Rio Branco é uma das capitais com tendência de alta nos casos de síndrome respiratória em crianças

Jamile Romano