23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Governo do Acre mantém diálogo com sindicatos de trabalhadores da Educação e reafirma compromisso com responsabilidade fiscal

Atualizada em 01/02/2025 11:22

Secretário de Educação, Aberson Carvalho, recebeu representantes sindicais para diálogo sobre a recomposição da tabela. Foto: Mardilson Gomes

Governo do Acre mantém diálogo com sindicatos de trabalhadores da Educação

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou uma reunião com representantes sindicais dos três sindicatos das categorias de profissionais da educação: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), dos Professores do Acre (Sinproacre), e dos Técnicos Administrativos e Apoio Administrativo Educacionais do Estado do Acre (Sintae) para discutir a recomposição das tabelas salariais dos servidores da pasta. O encontro, conduzido pelo secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, reforçou o compromisso do Estado com o diálogo transparente e a gestão fiscal responsável.

Durante a reunião, o secretário destacou que o Estado permanece acima do teto permitido de gastos, o que, neste momento, inviabiliza a recomposição da tabela salarial, conforme determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Ainda que a gestão tenha compromisso com a valorização dos servidores, não há autorização para reajustes enquanto o limite prudencial de despesas não for reduzido”, salientou. Os representantes sindicais apresentaram alternativas e demandas da categoria, solicitando que o governo avalie a viabilidade das medidas para os servidores.

Em diálogo com equipe governamental, representantes sindicais apresentam propostas para as categorias da Educação. Foto: Mardilson Gomes

Entre as deliberações do encontro, ficou definido que as propostas apresentadas pelos sindicatos serão analisadas, e uma nova reunião foi agendada para quinta-feira, 6,  para dar continuidade às discussões.

“A equipe governamental segue comprometida com o diálogo e a busca de soluções que equilibrem a valorização dos profissionais da Educação com a responsabilidade fiscal do Estado. Reforço que continuaremos trabalhando para garantir condições dignas aos servidores, respeitando os limites legais e orçamentários vigentes”, afirmou o secretário Aberson Carvalho.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Brasil teme taxa de Trump em aço e pressão em etanol e prepara retaliação

Raimundo Souza

Bolsonaro diz após decisão do STF que candidato da direita para 2026 é Jair, Messias ou Bolsonaro

Jamile Romano

Mercosul e União Europeia anunciam acordo histórico de livre comércio

Jamile Romano

Sabatinas de Dino e Gonet começam com críticas ao formato da sessão

Marcio Nunes

Alertado sobre queda de popularidade, Lula convoca reunião ministerial

Jamile Romano

Roberto Duarte anuncia destinação de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura de Brasiléia

Jamile Romano