Atualizada em 24/01/2025 09:42
“O governo Lula cometeu grave pedalada fiscal. O uso de recursos bilionários, sem a previsão legal na Lei Orçamentária viola a nossa Constituição e desrespeita o bolso dos cidadãos”, Roberto Duarte diz em um dos trechos do vídeo. Ele também compara as ações da gestão atual às famosas pedaladas de Dilma Rousseff, responsáveis pelos impeachment da ex-presidente.
Membro da oposição, Duarte compõe o grupo de parlamentares que pediu o impeachment de Lula por crime de responsabilidade fiscal após o bloqueio dos recursos do Pé-de-Meia pelo TCU. Além disso, ele assinou o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o programa. Segundo o deputado, a oposição está tomando as “medidas necessárias” para que, assim como Dilma, Lula não saia “impune” das manobras.
Mesmo com as fortes críticas, Roberto Duarte reconhece a importância das políticas públicas voltadas para a educação. No entanto, reforça que elas precisam ser feitas “com transparência, sem que o governo use os programas sociais para se beneficiar politicamente e prejudicar as contas públicas”. O parlamentar ainda se coloca na linha frente para exigir mais transparência e responsabilidade da gestão federal.