23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Secom demite aliada de Janja e nomeia nova estrategista de redes

Publicado em 18/01/2025

Secom demite aliada de Janja e nomeia nova estrategista de redes Foto: Ricardo Stuckert / PR

Exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, da chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Brunna, que coordenou a comunicação digital da campanha de Lula em 2022, será substituída por Mariah Queiroz Costa Silva, responsável anteriormente pelas redes sociais do prefeito de Recife, João Campos (PSB).

Como mostrou o Estadão, a decisão de substituir Brunna Rosa reflete mudanças promovidas por Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom. Segundo fontes do Planalto, Janja desejava que Brunna fosse transferida para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mas a ideia não foi bem recebida por Sidônio. A tendência é que tanto ela quanto Priscila Calaf, diretora do Departamento de Canais Digitais da Secretaria de Redes, passem a ser ligadas ao gabinete de Lula, onde ficariam na equipe de Janja.

Mariah Queiroz foi apresentada a Lula por Sidônio e Laércio Portela, secretário de imprensa, em uma reunião nesta quinta-feira, 16, antes da sanção da reforma tributária.

Lula também conversou com João Campos, que compartilhou estratégias de comunicação digital consideradas bem-sucedidas na campanha de 2024. Campos foi reeleito com 78,11% dos votos e é o prefeito de capital mais popular no Instagram.

A Secom busca por estratégias mais eficazes para melhorar a aprovação de Lula, que enfrenta 50% de reprovação. A equipe de João Campos foi sondada para colaborar informalmente com a comunicação digital do governo, e parte de seus integrantes deve auxiliar na reformulação da estratégia de redes sociais.

As mudanças na Secom também têm em vista as eleições de 2026, com foco em aumentar a popularidade do governo nas redes sociais A transição completa da equipe, iniciada com a saída de Paulo Pimenta, deve ser concluída até o final de janeiro. Lula já elogiou publicamente o potencial político de Campos, destacando a postura e o trabalho como prefeito.

*Com informações AE/Pleno News

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

Marcio Nunes

As reduções do governo Trump na área científica afetam pesquisadores do Brasil

Raimundo Souza

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Jamile Romano

Fugitivos escalaram luminária e cortaram cerca de presídio de segurança máxima, dizem fontes

Jamile Romano

Três cidades do Acre estão entre as dez maiores taxas de gravidez na adolescência no Brasil

Kevin Souza

Arraial da FEM animou a noite de sábado no Juruá com música, cultura e diversão para toda a família

Raimundo Souza