25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo entrega carteiras de habilitação pelo CNH Social, coletes e sanciona lei de isenção para mototaxistas

O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), promoveu na manhã desta quarta-feira, 15, uma cerimônia na sede do órgão, em Rio Branco. Comandado pela vice-governadora Mailza Assis e pela presidente do Detran, Taynara Martins, o evento entregou 640 carteiras nacionais de habilitação (CNHs) pelo Programa CNH Social, além de mais de 600 coletes refletivos para mototaxistas – sendo 1268 em todo o estado – e oficializou a sanção de uma lei que isenta a taxa de licenciamento anual para mototaxistas autônomos.

“Hoje é um dia histórico para o nosso estado. Estamos entregando habilitações, coletes refletivos e sancionando uma lei que beneficia diretamente nossos mototaxistas, reafirmando nosso compromisso com a inclusão social, a segurança no trânsito e a geração de oportunidades. Estas ações mostram que estamos trabalhando para transformar vidas e proporcionar mais dignidade ao povo acreano. Seguiremos juntos, construindo um estado mais justo e próspero para todos como tanto se dedica o nosso governador Gladson Cameli”, destacou a vice-governadora Mailza Assis.

O Programa CNH Social é uma das iniciativas de maior impacto do governo do Acre, voltada para pessoas de baixa renda que desejam obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria. Desde sua criação, em 2022, já beneficiou 12 mil pessoas, com meta de alcançar 22 mil até 2026.

“A entrega de CNHs significa mais do que habilitar motoristas. É garantir cidadania, inclusão e novas oportunidades de trabalho. Essa iniciativa permite que muitas pessoas, que antes conduziam veículos sem habilitação, agora o façam de forma legal e segura”, destacou Taynara Martins, presidente do Detran/AC.

Segundo ela, até março de 2025, o programa lançará mais 5 mil vagas, ampliando os benefícios para os 22 municípios do estado.

Uma jornada de fé, superação e realização de sonhos

Aos 60 anos, José Oliveira vive um momento transformador em sua vida. Morador da zona rural, na AC-40, km 13, ele trabalha como caseiro e, até pouco tempo atrás, nunca havia pensado que seria possível conquistar algo que muitos consideram básico: sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Disseram que eu não conseguiria por causa da minha idade e do meu pouco estudo. Mas confiei em Deus e fui à luta”, conta José, emocionado. A oportunidade veio com o Programa CNH Social, uma iniciativa direta do governo do Acre.

José enfrentou desafios, mas encontrou apoio em cada etapa do processo. Ele faz questão de mencionar o carinho e a atenção recebidos tanto pela equipe do Detran/AC quanto pela autoescola onde realizou o curso. “Só me trataram bem. A Dona Beba, a Adriana, a Lisânia, todo mundo foi muito atencioso. Sou só gratidão a Deus e a esse povo”, relata.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acusado de matar jovem na ExpoAcre pede perdão à família da vítima durante julgamento

Kevin Souza

Número de fugas do sistema prisional em 2024 reduziu 30% em relação a 2023

Jamile Romano

Governo transfere feriado do Dia da Amazônia para a sexta-feira, 6

Raimundo Souza

Nota de Esclarecimento da Santa Casa do Acre, sobre um possível assalto ocorrido na noite de sábado (16) nas dependências da própria Santa Casa do Acre

Raimundo Souza

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Jamile Romano

Tarauacá: MPAC obtém decisão favorável em ação contra nepotismo

Jamile Romano