23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com novo equipamento, Lacen reduz o tempo de diagnóstico da tuberculose no Acre

Publicado em 14/01/2025

Com a aquisição de um novo equipamento, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), conseguiu reduzir significativamente o tempo necessário para o diagnóstico da tuberculose no estado.

O processo, que antes poderia levar até 60 dias, agora foi reduzido para no máximo 42. O diagnóstico é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco, que é a unidade de referência para todo o estado.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outras partes do corpo. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de partículas expelidas por pessoas infectadas, ao tossir, falar ou espirrar. Embora curável, a doença exige um tratamento longo e contínuo, cuja interrupção pode levar ao aumento da resistência bacteriana e dificultar ainda mais o controle da enfermidade.

O novo equipamento

O avanço no diagnóstico da tuberculose no estado foi possível graças ao sistema automatizado BD Bactec MGIT, utilizado para o isolamento primário de microbactérias a partir de amostras clínicas pulmonares e extrapulmonares (exceto sangue) e para o teste de sensibilidade a antibióticos no caso de Mycobacterium tuberculosis.

De acordo com a farmacêutica bioquímica do Lacen, Janaina Mazaro, o equipamento trouxe benefícios para o diagnóstico: “Nós recebemos os insumos do Ministério da Saúde, pois somos o único laboratório do Estado apto a realizar esse exame, que deve ser ofertado a todo paciente com diagnóstico de tuberculose”.

Farmacêutica bioquímica Janaina Mazaro: “Prazo máximo é de 42 dias, e o tempo mínimo já foi de 5 dias”. Foto: Odair Leal/Sesacre

A farmacêutica destaca a redução significativa do tempo para obtenção do diagnóstico: “Com o novo equipamento, o prazo máximo é de 42 dias, e o tempo mínimo já foi de cinco dias, em alguns casos”.

Dados da tuberculose no Acre

De acordo com o Departamento de Informática do SUS (Datasus), entre 2019 e 2023, foram notificados 3.031 casos de tuberculose no Acre. Rio Branco concentrou 73,2% dessas notificações. Homens jovens, entre 20 e 39 anos, foram os mais afetados, representando 71% dos casos.

Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) é unidade de referência para diagnóstico laboratorial no Acre. Foto: Odair Leal/Sesacre

No entanto, ressalta Janaina, a doença pode atingir pessoas de qualquer idade. “Vemos casos em crianças de 8, 9 anos, adolescentes de 16, 17 anos, além de adultos jovens. Então, está bem homogêneo”, afirma, salientando que as populações privadas de liberdade e em situação de rua são os grupos prioritários para o diagnóstico e controle da doença no Brasil.

Lacen: referência para saúde pública no Acre

O Lacen é a unidade de referência para o diagnóstico laboratorial de saúde pública no Estado do Acre. Como parte de um sistema nacional, o Lacen dá suporte em emergências de saúde pública, monitoramento de doenças de notificação compulsória e outras questões epidemiológicas e sanitárias.

A gerente administrativa da instituição, Karolina Sabino, explica a relevância da unidade. “O Lacen funciona como os ‘olhos’ da Sesacre. Por meio dele, identificamos o que está circulando no estado, seja tuberculose, covid, dengue, zika, chikungunya,  influenza ou outro agravo importante. É a única unidade do estado com essa capacidade técnica, essencial para nortear as decisões frente às emergências de saúde pública”, detalha.

Karolina Sabino é gerente administrativa do Lacen. Foto: Cássia Veras/Sesacre

Além da sede em Rio Branco, o Estado conta com duas unidades de apoio localizadas em regiões de fronteira: o Lafron Alto Acre, e o Lafron Juruá, com sede própria na região. “Embora sejam unidades de apoio, fazem parte da rede Lacen/AC, que dá suporte a todo o estado, recebendo amostras de unidades municipais e estaduais, realizando diagnósticos precisos e em tempo oportuno”, informa.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado articula proposta de lei que flexibiliza renegociação de dívidas por meio do Refis

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre integra Portal Nacional de Desaparecidos para fortalecer localização de pessoas

Kevin Souza

STJ suspende julgamento de Gladson Cameli por falta de provas

Marcio Nunes

Programas e incentivos na Educação contribuem para aumento na taxa de alfabetização no Acre

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco veta PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica e sexual a cargos municipais

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco participa de reunião para o lançamento do novo selo do UNICEF

Marcio Nunes