24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Junta Comercial lança ferramenta para facilitar a abertura de empresas com serviço via whatsapp

Para facilitar a abertura de empresas no estado, a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) está desenvolvendo um projeto que irá transformar a maneira como os empreendedores abrem seus negócios. O projeto “Juceac na Palma da Mão” permitirá que empresários registrem suas empresas diretamente pelo WhatsApp, em uma proposta pioneira de desburocratização digital.

Essa iniciativa faz parte de um conjunto abrangente de ações direcionadas à modernização e desburocratização do registro empresarial, em consonância com o portfólio do Convênio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim- Conectada)  que desenvolve Micro e Pequenas Empresas (MPE). O Acre integra essa rede ao lado dos estados do Ceará, Amapá, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, contando com o suporte do Sebrae Nacional para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

De acordo com a presidente da Junta Comercial, Nayara Honorato, “o projeto Juceac na Palma da Mão representa um marco na modernização dos serviços públicos no Acre. Com sua implementação, espera-se criar um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível, beneficiando empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado”.

O projeto encontra-se na fase final de ajustes e está sendo validado pelos responsáveis dos setores da Redesim, de Registro e do Jurídico da Secretaria Geral e Tecnologia da Informação da Junta Comercial. O lançamento da ferramenta está previsto para a segunda quinzena de janeiro deste ano. Com essa inovação, o processo de abertura de empresas será significativamente mais ágil e acessível, proporcionando aos empreendedores uma experiência simplificada e eficiente na formalização de seus negócios.

“A Juceac desempenha um papel fundamental como agente de desenvolvimento econômico no Acre. Sua missão é integrar e padronizar os processos de formalização de empresas, além de articular o ambiente de negócios, conectando órgãos licenciadores em uma única plataforma. Isso promove a desburocratização e facilita a vida dos empreendedores que desejam formalizar seus negócios”, acrescentou o vice-presidente da Juceac, Valdemir Nascimento Davi.

A implementação do Juceac na Palma da Mão tem o potencial de fomentar o empreendedorismo no Acre, incentivando o surgimento de novos negócios e impulsionando a economia local. Além disso, a ferramenta promoverá a inclusão digital, capacitando empreendedores a utilizarem a tecnologia a seu favor.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre participa da ‘Operação Pharos’ contra disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil

Jamile Romano

Presidente da Aleac Luiz Gonzaga lamenta a morte do ex-governador Flaviano Melo

Raimundo Souza

Prefeitura segue com serviços de melhoria e tapa buracos em Rio Branco

Marcio Nunes

Mailza Assis desabafa sobre falta de apoio político: “Esperava muito, mas fiz minha parte”

Kevin Souza

2ª Turma Recursal mantém sentença que negou a consumidor ressarcimento por Pix enviado mediante fraude

Jamile Romano

Governo apresenta propostas ao Ministério das Cidades para enfrentamento às enchentes no Acre

Jamile Romano