23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Ieptec oferecem curso de marceneiro para detentos no Polo Moveleiro de Rio Branco

Publicado em 07/01/2025

Com foco na ressocialização e profissionalização dos apenados, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está oferecendo um curso de marceneiro para os detentos. A capacitação, com uma carga de 280 horas-aulas, teóricas e práticas, é realizada no Polo Moveleiro de Rio Branco e conta com 16 alunos, devendo certificar profissionalmente todos os concludentes da formação.

Já com alguma experiência com marcenaria, o detento A. N. S. se diz muito animado, pois aprendeu novas coisas no curso e agora terá uma certificação profissional, que vai ajudá-lo ao sair: “Tem que ter certificação pra você pegar uma vaga de trabalho”, atesta.

O professor do Ieptec responsável pelas aulas, Roberto dos Santos, relata: “Passei pra eles conhecimentos gerais, primeiramente de móveis, e agora de esquadrias. O mercado de trabalho vai abrir portas para quem está saindo qualificado”.

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, Vítor Djannaro, acredita que é uma grande oportunidade, pois a área de marcenaria tem grande procura, e o curso vai propiciar um futuro mais promissor após o cumprimento da pena: “É uma área em que a mão de obra é escassa. Digo isso pela nossa necessidade aqui no Iapen mesmo”.

Além de ajudá-los no processo de reintegração social, todos os detentos que estão fazendo a formação têm direito à remição de pena.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tudo por umas latinhas; veja o vídeo

Raimundo Souza

Governo do Acre distribui autotestes de HIV para descentralizar serviços e aumentar autonomia da população

Jamile Romano

Instituto de Meio Ambiente celebra 39 anos com entrega de nova sede, criação de sistema próprio, modernização e compromisso com o desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza

Marcus Alexandre lamenta atual situação da educação com Bocalom

Raimundo Souza

Educação do Estado oferta formação para gestores das escolas de Rio Branco

Jamile Romano

Sebrae promove 1º Encontro dos Povos Indígenas no Acre para incentivar o empreendedorismo inclusivo

Marcio Nunes