23.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Ieptec oferecem curso de marceneiro para detentos no Polo Moveleiro de Rio Branco

Atualizada em 07/01/2025 17:11

Com foco na ressocialização e profissionalização dos apenados, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está oferecendo um curso de marceneiro para os detentos. A capacitação, com uma carga de 280 horas-aulas, teóricas e práticas, é realizada no Polo Moveleiro de Rio Branco e conta com 16 alunos, devendo certificar profissionalmente todos os concludentes da formação.

Já com alguma experiência com marcenaria, o detento A. N. S. se diz muito animado, pois aprendeu novas coisas no curso e agora terá uma certificação profissional, que vai ajudá-lo ao sair: “Tem que ter certificação pra você pegar uma vaga de trabalho”, atesta.

O professor do Ieptec responsável pelas aulas, Roberto dos Santos, relata: “Passei pra eles conhecimentos gerais, primeiramente de móveis, e agora de esquadrias. O mercado de trabalho vai abrir portas para quem está saindo qualificado”.

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, Vítor Djannaro, acredita que é uma grande oportunidade, pois a área de marcenaria tem grande procura, e o curso vai propiciar um futuro mais promissor após o cumprimento da pena: “É uma área em que a mão de obra é escassa. Digo isso pela nossa necessidade aqui no Iapen mesmo”.

Além de ajudá-los no processo de reintegração social, todos os detentos que estão fazendo a formação têm direito à remição de pena.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Serviço de Assistência Especializada da Fundhacre ganha reforço com aquisição de quatro novas centrífugas laboratoriais

Raimundo Souza

Procon em Números divulga relatório de serviços dos primeiros meses do ano

Marcio Nunes

Bolsonaro vem a Rio Branco dia 21 de março, acompanhado da esposa Michele e passam aniversário no Acre

Jamile Romano

Fazenda prevê queda da inflação dos alimentos até o fim do ano

Jamile Romano

Menina de 13 anos com autismo é estuprada no abrigo do Parque de Exposições

Jamile Romano

Semulher finaliza curso de customização de guardanapos para mulheres em situação de violência

Marcio Nunes