21.8 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vice-governadora Mailza Assis defende senso para pessoas com deficiência como política de inclusão e garantias

Atualizada em 06/01/2025 10:07
Titular da SEASDH, Mailza Assis destacou o diálogo que vem sendo feito com os Conselhos ligados aos Direitos Humanos. Foto: Arquivo/Iapen

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, defendeu, durante reunião do Conselho de Assistência Social, na última sexta, 3, a realização de um senso para pessoas com deficiência no Acre. Ela destacou a criação do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Acre – Coned/AC, por meio de decreto assinado pelo governador Gladson Cameli.

“A sanção dada pelo governador instituiu, além do Conselho, o Plano Estadual Intersetorial para Promoção e Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Isso é fruto de um diálogo com o setor que possibilitou a atualização do instrumento normativo, por meio da Lei 4.501, um passo importante na política de igualdades e garantias que alinha as ações do Estado com as diretrizes nacionais”, acrescentou.

Ainda de acordo com a titular da SEASDH, o próximo passo será a criação de um fundo de financiamento para impulsionar políticas públicas efetivas para o segmento e a promoção de dignidade às pessoas com deficiência. Mailza lembrou ainda que, por meio do Comitê Gestor da Câmara Interministerial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CIDPD), estão sendo realizadas mudanças no diagnóstico dessa população.

“O Senso do IBGE foi feito por amostragem, a atualização desses dados no Acre vai permitir mais inclusão, ajudando o governo a entender as necessidades dessa população. Essa é uma política nacional como resultado de uma antiga demanda dos movimentos sociais e da sociedade como um todo.” analisou.

Para a presidente do Coned/AC, Ana Lúcia Cunha, a atualização da Lei foi um avanço significativo, “incluiu instituições importantes no debate das políticas públicas”, garantiu. Ela destacou a necessidade de criação dos conselhos municipais nos 22 municípios do estado.

O Coned é ligado à Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, órgão que articula com as demais áreas de governo para garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Rio Branco se prepara para a 16ª edição da Feira do Peixe

Marcio Nunes

Estudo na Bacia do Rio Acre tenta solução para efeitos das mudanças climáticas no Acre

Marcio Nunes

Governo prorroga prazo de inscrições para alfabetizadores populares até esta sexta-feira

Jamile Romano

No Dia da Luta Antimanicomial, Estado promove conscientização e combate ao estigma em relação aos transtornos mentais

Raimundo Souza

Rodrigo Aiache registra chapa e busca a reeleição para a OAB/AC

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado discutem uso regular de espaços públicos

Marcio Nunes