23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

Atualizada em 04/01/2025 07:42

Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Faixa etária vai aumentando seis meses a cada ano

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.

As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS).

Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.

Pedágio

Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.

No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.

Agência Brasil

 

Artigos Relacionados

Daniel Silveira volta a ser preso pela PF por determinação de Moraes

Raimundo Souza

Bombardeio no Líbano: Brasileira fica em estado gravíssimo

Raimundo Souza

INSS: 13º antecipado injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário

Marcio Nunes

Veja como foi o réveillon da família acreana; veja o vídeo

Raimundo Souza

Governo do Acre entrega kits de casa de farinha e equipamentos agrícolas aos moradores do Parque Estadual do Chandless

Raimundo Souza

Na reta final das eleições, emendas Pix pagaram asfalto e shows

Raimundo Souza