31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Polícia Civil levam atendimento de emissão de RG ao Complexo Penitenciário de Rio Branco

Atualizada em 20/12/2024 16:28

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, realizou uma ação para emissão de registros gerais para pessoas privadas de libertada no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20.

A chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressaltou a importância dessa ação: “Para todos os programas e para todos os projetos sociais que precisamos inserir a pessoa em situação de prisão, tanto para vagas de educação, vagas de trabalho, nós precisamos desse documento. E serão emitidos registros gerais agora no novo formato, que é a carteira de identidade nacional, onde já é uma numeração única”.

O detento G.N.S. diz que essa ação vai possibilitar sua reintegração na sociedade para conseguir um trabalho: “Essa nova ação social que o Iapen está proporcionando vai trazer um benefício para mim. Assim que eu sair daqui, vou ter uma nova experiência social, vou poder me reintegrar novamente na sociedade com meus documentos, vou poder conseguir um trabalho”.

Segundo o coordenador de Polícia do Instituto de Identificação, Walter Clay Carneiro Amaral, o trabalho do instituto é promover a cidadania a todas as pessoas: “A intenção da nossa ação é dar cidadania a todos, independentemente de qualquer circunstância. Estamos aqui há algum tempo, pouco mais de cinco anos e, corriqueiramente, a gente está sempre voltando no presídio, atendendo a demanda do sistema penitenciário”.

Foram emitidas 100 unidades de RG nesta última edição do projeto, que foi realizado ao longo de 2024, totalizando 484 identidades emitidas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Banda Gaia anuncia retorno com músicos da formação original

Marcio Nunes

Centro de Estudo de Línguas do Acre forma mais de 1200 alunos

Raimundo Souza

O prefeito Tião Bocalom lamenta profundamente o falecimento do ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado federal Flaviano Melo

Raimundo Souza

Operação conjunta prende criminosos que aplicavam “golpe do Pix” no Acre

Jamile Romano

Brasileia: Após ação do MPAC, Justiça determina retorno de alunos com deficiência às aulas

Jamile Romano

Fundhacre reduz espera dos pacientes em 15 dias com laudo de eletrocardiograma emitido em tempo real

Marcio Nunes