23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Programa Olhar Digital entrega óculos para estudantes em Rio Branco

Publicado em 20/12/2024

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil, realizou, nesta sexta-feira, 20, a cerimônia de entrega de óculos do Programa Olhar Digital, na Escola Dr. Mário de Oliveira, em Rio Branco. A iniciativa contemplou 47 alunos da unidade escolar. No dia anterior, a ação atendeu 50 estudantes do Colégio Acreano.

O programa é resultado de uma parceria entre a SEE e a Secretaria de Saúde (Sesacre) e tem como objetivo garantir consultas oftalmológicas gratuitas e a distribuição de óculos de grau para alunos da rede estadual. A iniciativa visa não apenas melhorar o desempenho escolar, mas também contribuir para a qualidade de vida dos estudantes, identificando e corrigindo problemas de visão que possam comprometer o processo de ensino-aprendizagem.

Impacto positivo nas famílias

Para Elisa Felisberto, mãe de Ana Sofia, aluna da Escola Dr. Mário de Oliveira, o programa representa uma oportunidade crucial para famílias de baixa renda. “Achei muito interessante, porque muitas mães não têm condições de fazer a consulta e comprar os óculos. Minha filha tinha muita dificuldade para enxergar, mesmo sentando na frente. Depois que passou a usar óculos, ela melhorou bastante no aprendizado”, afirmou.

A estudante Anny Felício também celebrou o impacto do programa em sua vida. “Esses óculos vão me ajudar muito. Eu tinha dificuldade para enxergar o que estava escrito no quadro, agora não mais. Só tenho a agradecer”, disse.

Sua mãe, Maria Raimunda Ferreira, destacou a transformação proporcionada pela ação. “Na escola, ela não conseguia ler as atividades no quadro e os professores chamavam a sua atenção. Agora vai melhorar 100%. Esse programa é uma bênção, um presente de Deus”.

Organização e alcance

Durante o ano letivo de 2024, 675 alunos de Rio Branco e Bujari foram beneficiados com óculos entregues em escolas como: Mário de Oliveira, Colégio Acreano, José Sales de Araújo, Belo Jardim, Instituto São José, Wilson Pinheiro, Agnaldo Moreno, Salgado Filho, João Mariano e Escola São Pedro, no Bujari.

Silvana Aires Assad, chefe da Divisão de Assistência Estudantil, explicou as etapas do programa. “Fazemos a triagem nas escolas com aparelhos digitais, encaminhamos os alunos para consultas médicas e, com base na receita, organizamos a escolha das armações junto aos pais. As lentes são confeccionadas em até 20 dias e entregues em cerimônias para valorizar as famílias”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TJ cria Grupo de Trabalho para analisar Resolução 591/24 do CNJ; OAB busca garantia de sustentações orais síncronas

Jamile Romano

Quarta-feira será marcada por calor, abafamento e chuvas isoladas no Acre

Kevin Souza

Deputada Socorro Neri diz ser “vítima de violência política de gênero” dentro do PP

Jamile Romano

Estado e Município planejam Carnaval da Família 2025 em Rio Branco

Jamile Romano

Governo irá ampliar ações de educação profissionalizante ofertadas pelo Ieptec

Jamile Romano

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano