22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deputado Roberto Duarte chama Lula e Haddad de trapalhões

Publicado em 19/12/2024
Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal Roberto Duarte criticou duramente o pacote de ajustes fiscais apresentado pelo governo Lula. Em sua fala, Duarte destacou o impacto negativo das medidas para a população mais vulnerável e a falta de ambição do governo para enfrentar o déficit fiscal do país, que se aproxima de um trilhão de reais.
Duarte classificou a medida como tardia e insuficiente: “É inadmissível que o sr. Lula e o sr. Haddad, a dupla de trapalhões, tenham apresentado o pacote de ajustes fiscais no apagar das luzes de 2024”, afirmou, apontando que os cortes são inferiores a R$ 100 bilhões. Segundo o parlamentar, a proposta é incapaz de reverter o cenário atual de desconfiança no mercado.
O parlamentar destacou as medidas do Congresso para mitigar os impactos mais severos da proposta, como a exclusão de trechos que restringiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e penalizavam as famílias de baixa renda. “A Câmara está humanizando um projeto que chegou cruel e atingindo os mais necessitados”, enfatizou.
Apesar das críticas, Duarte defendeu a importância de o Legislativo dar uma sinalização positiva ao mercado, mas destacou que isso não será suficiente se o governo federal não assumir sua responsabilidade. Ele cobrou cortes de gastos públicos, redução do número de ministérios e eficiência na máquina pública.
“O governo precisa cortar na própria carne. O momento é grave e aponta para o risco do cometimento de pedaladas fiscais, mas o Congresso tem que garantir ao povo brasileiro e ao mercado que está disposto a agir com firmeza”, concluiu o deputado.
 A fala reforça o posicionamento de Roberto Duarte em defesa de uma política fiscal equilibrada e de maior responsabilidade com os recursos públicos.
[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar ganha as ruas do Carnaval com a Campanha “Não é Não!”

Jamile Romano

Acre bate recorde histórico e PIB cresce 14,7% em 2023, liderando o avanço nacional

Redacao

Médico Leonardo Diel morre aos 71 anos em Rio Branco

Jamile Romano

Falta de dinheiro no mercado é preocupação para 49% dos empresários rio-branquenses, aponta pesquisa Fecomércio-AC

Jamile Romano

Sema se reúne com órgãos ligados à agenda ambiental com foco em mitigar impactos da seca aos povos e comunidades tradicionais

Raimundo Souza

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher

Marcio Nunes