23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo apresenta proposta de fomento ao desenvolvimento regional sustentável durante congresso realizado em Rio Branco

Publicado em 18/12/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), quer aprimorar o fomento ao empreendedorismo nos municípios e, dessa forma, promover a economia e o desenvolvimento regional de modo sustentável. A proposta foi apresentada pelo titular da pasta, Assurbanipal Mesquita, durante o 5º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais, no auditório do Sebrae em Rio Branco, no início da noite desta quinta-feira, 12.

Em sua palestra, Mesquita falou dos fatores internos e externos que influenciam o funcionamento, o desempenho e as estratégias de uma organização, estado ou país, fatores que, segundo o gestor, “podem incluir aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos, tecnológicos, legais e ambientais, bem como os recursos e capacidades internas da organização”.

Foram abordados ainda os desafios para tornar os municípios acreanos atrativos aos ambientes de negócios, entre eles, o desafio ambiental, o Acre tem 49% de suas áreas protegidas. “Esta é a pauta do momento, é preciso buscar soluções inovadoras, tornar as cidades inteligentes, e isso exige o esforço coletivo”, destacou Mesquita.

Entre as obras executadas pelo Estado que são fundamentais ao processo de desenvolvimento, foram citadas a construção do anel viário entre Brasileia e Epitaciolândia, a infovia que interliga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, a reconstrução da BR-364 em parceria com o governo federal, a internalização dos aeroportos por meio da concessionária Da Vinci e a matriz energética na rota Cruzeiro do Sul, exemplos do que Mesquita classificou como movimento de união interinstitucional em torno do setor produtivo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Unidade móvel é estratégia da Segurança para ampliar atendimento da Polícia Militar no Juruá

Marcio Nunes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Legião da Boa Vontade (LBV) entrega quase 8 toneladas de alimentos no Acre

Marcio Nunes

Acre está entre os seis estados brasileiros que mais devem crescer em 2025

Jamile Romano

Acre entra em alerta por chuvas fortes e ventos de até 60 km/h a partir desta segunda-feira

Kevin Souza

Socorro Neri convoca coletiva para esta sexta-feira onde poderá oficializar sua candidatura a prefeitura da capital

Marcio Nunes