25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos investe em ações transformadoras para a população em vulnerabilidade

Em 2024, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Acre destacou-se por suas ações transformadoras voltadas à população em situação de vulnerabilidade social. As iniciativas abrangeram diversas faixas etárias e necessidades, atendendo jovens, crianças, adultos e idosos, bem como pessoas que necessitam de alimentação, moradia, roupas, brinquedos, lazer, educação, saúde e benefícios sociais, entre outros itens.

O governo do Acre, por meio da SEASDH, tem ampliado cada vez mais seu investimento em ações sociais, buscando alcançar toda a sociedade. A vice-governadora e titular da pasta, Mailza Assis, enfatiza: “Essas iniciativas, somadas à implementação de novos projetos, refletem o compromisso do governo estadual, sob a liderança do governador Gladson Cameli, em promover inclusão, dignidade e qualidade de vida para todos os acreanos”.

A área de Direitos Humanos da SEASDH abrange políticas públicas voltadas para a proteção de idosos, crianças e adolescentes, além de ações em prol da igualdade racial, do combate ao racismo, do apoio a migrantes, apátridas e refugiados, do enfrentamento ao trabalho escravo e do fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência. A pasta também oferece atendimento por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos e serviços de registro civil à população.

No campo da assistência social, o foco está no atendimento humanizado, com ações voltadas ao contato direto com a população. Entre os serviços prestados estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família/Cadastro Único, Programa Criança Feliz, Políticas para Indígenas e acolhimento a vítimas de violência, além de diversas outras ações de suporte social.

“O ano de 2024 foi um marco para a SEASDH. Captamos cerca de 46 milhões de reais para programas e serviços, firmamos convênios para obras de infraestrutura social e lançamos o Programa de Atenção Integral ao Idoso. Além disso, anunciamos a revitalização do Lar Vicentino, com um investimento de R$ 2,4 milhões para garantir mais conforto e dignidade aos moradores”, destaca Mailza Assis.

A SEASDH também oferece apoio contínuo aos municípios, auxiliando na execução de ações do governo federal e estadual, consolidando uma rede de suporte para toda a população.

Políticas para os idosos

Em 2024, a população idosa foi uma das grandes prioridades da SEASDH, com diversas ações voltadas para o bem-estar e a inclusão dessa faixa etária. Entre os destaques, esteve o Café da Manhã com os Idosos, realizado no Mercado da Semsur, no bairro Sobral, em Rio Branco. O evento, promovido em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Santa Casa da Amazônia, ofereceu uma série de serviços, como verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites A, B, C e D, além de consultas com clínicos gerais. Também houve música e muita diversão.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Papel crucial: A importância da rede de atendimento na recuperação e conscientização de pacientes com AVC e infarto

Jamile Romano

Ações da Prefeitura de Rio Branco beneficiam moradores da Baixada

Raimundo Souza

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para este domingo, 01

Raimundo Souza

Em Rio Branco, 12ª Corrida do Servidor Público reúne mais de 600 pessoas neste domingo

Raimundo Souza

Governo e Unicef discutem estratégias para fortalecer políticas sociais voltadas à infância e adolescência no Acre

Marcio Nunes

Neste sábado (11) o Rio Acre amanheceu com mais de oito metros

Raimundo Souza