25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa Alfabetiza Acre é instituído, reforçando compromisso com a educação no estado

Foi sancionada nesta segunda-feira, 3, a Lei nº 4497, que formaliza o Programa Alfabetiza Acre, reafirmando o compromisso do governo do Acre com a alfabetização e a promoção de uma educação de qualidade para todos. A nova política pública, que será executada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), fortalece estratégias de alfabetização voltadas para atender crianças, jovens, adultos e povos originários.

O programa busca assegurar a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental, enquanto promove equidade educacional, respeitando as diversas realidades regionais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero que formam o estado, sendo uma cooperação entre estados e municípios, com investimentos em infraestrutura física e pedagógica nas escolas.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, a alfabetização é a base de toda a educação e representa uma das prioridades do governo do Acre. “O Programa Alfabetiza Acre é um marco para o nosso estado, pois consolida a equidade como pilar fundamental de nossa educação pública, levando a oportunidade de aprender a ler e escrever por todo o estado”, afirmou.

A iniciativa prevê o fortalecimento da infraestrutura das escolas, distribuição de materiais didáticos e pedagógicos para alunos e professores, além de avaliações formativas e censitárias. Até o momento, duas avaliações já foram realizadas, com uma terceira em execução nesta semana, abrangendo alunos do 2º e 5º anos.

A iniciativa também abrange a alfabetização indígena, respeitando a diversidade cultural dos povos originários do estado. Dados mostram avanços significativos, com jovens indígenas entre 15 e 19 anos alcançando 90,55% de alfabetização.

O secretário também destacou que o programa já integra ações concretas como ciclos formativos, avaliações contínuas e acompanhamento pedagógico direto nas salas de aula. “Cada ação foi planejada para garantir que as políticas de alfabetização sejam efetivas e alcancem todos os cantos do estado. Essa é a essência do nosso compromisso: levar educação de qualidade para quem mais precisa, reforçando a inclusão e promovendo o desenvolvimento social e humano do Acre”, afirmou.

Alfabetização de Jovens e Adultos

Outro destaque é a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que beneficia mais de 2.130 estudantes em 55 escolas estaduais. Conhecido como Ejinha, o primeiro segmento do ensino fundamental atende alunos a partir dos 15 anos, capacitando-os com habilidades básicas como leitura, escrita e matemática, essenciais para a inclusão social e a participação ativa na sociedade.

“Não apenas garantimos que nossas crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, mas também oferecemos uma segunda chance para jovens e adultos que, por diferentes motivos, não tiveram essa oportunidade antes. É a educação, em sua essência, transformando vidas e construindo caminhos para um futuro melhor”, ressaltou Carvalho.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sem acordo na CCJ, Lira vai pautar PEC do corte de gastos no plenário

Marcio Nunes

Ifac abre seleção para cadastro de reserva de Assistente Pedagógico na Pós-graduação EaD

Jamile Romano

Festival Transamazônico de Cinema LGBTQIAPN+ celebra arte e diversidade: veja programação

Raimundo Souza

Programa para erradicar analfabetismo transforma a vida de detentos do Acre

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí participa de reunião com representantes da governança de fortalecimento de políticas ambientais no Acre

Raimundo Souza

Assessor de Comunicação da prefeitura de Rio Branco, diz que facções criminosas no Acre nasceram de mãos dadas com o PT

Marcio Nunes