25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

O cerco judicial se fecha a P.D.N

O time do Fenômeno

A candidatura de Ronaldo “Fenômeno” à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não é jogada isolada do ex-centroavante. No alambrado, é liderada pelo ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira – afastado da entidade por acusações de corrupção – pelo ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e tem apoio até do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), seu amigo pessoal. Ronaldo foi apadrinhado por Teixeira no início da carreira. Era um dos poucos com direito a usar jatinho da CBF para voltar à Europa depois dos jogos da Seleção. Teixeira faz forte oposição ao atual presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Outro que trabalha pela ideia é um assessor da Confederação, amigo de Ronaldo.

Ótima fase

“Dissidente” da Construtora Jurema, ligada ao irmão senador Marcelo Castro (MDB-PI), a Construtora Ótima, de Humberto Castro, passou a ser, digamos, uma… ótima empresa para negócios com a União. Assinou contratos em quase R$ 10 bilhões com o Governo Lula da Silva III. O clã já presta serviços aos Governos federal e estadual.

Crime absurdo

O cerco judicial se fecha a P.D.N., preso em flagrante pelo homicídio ao volante sob efeito de álcool em outubro de 2022. Dirigia na SP-344 e colidiu na traseira de um carro, causando a morte de família inteira (quatro adultos e duas crianças). Policiais ainda encontraram uma arma no carro e garrafa de vodka. O caso está na Justiça de São João da Boa Vista (SP), onde familiares pedem indenização. Ele responde em liberdade.

Mandam muito

O ex-presidente Jean Paul Prates saiu, mas ainda tem planos na Petrobras. Ele manda muito na petroleira ainda e suas subsidiárias, deixou gerentes e diretores em cartos estratégicos, nos quais a atual presidente, Magda Chambriard, ainda não mexeu – ou não vai mexer, por acordo interno. Prates era da cota pessoal de Lula, ligado a sindicalistas da empresa. Que também mandam muito, e em parte do Conselho.

Piscinão & turismo

Em entrevista ao programa “Líderes em Destaque” da Band Rio no sábado, o deputado e prefeito eleito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), reclamou dos entraves do IBAMA para a barragem que o atual prefeito, seu aliado, faz no mar para criar um “lago artificial” com piers e marinas, a fim de alavancar o turismo. Três grandes bandeiras de hotéis já desejam se instalar na cidade. “Nós vamos resolver isso”, cravou o eleito.

Bancada alvinegra

O merecido título do Botafogo na Libertadores animou a bancada alvinegra na Câmara a articular, para breve, uma Sessão Solene em homenagem ao time. Entre eles, Marcelo Crivella (Rep-RJ), Alberto Fraga (PL-DF), Renildo  Calheiros (PCdoB-PE), Mário Frias (PL-SP), Passarinho (PL-PA), Benedita da Silva (PT-RJ), Marcelo Queiroz (PP-RJ), Danilo Fortes (União-CE)) e o suplente Prof Paulo Fernando (Rep-DF).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Declaração de bens: dois candidatos ficaram mais pobres e um mais rico

Jamile Romano

O modelo de gestão que fortaleceu o agronegócio e colocou o Acre no caminho do desenvolvimento

Antonio Muniz

José Dirceu se livrou das ações em que era alvo na Operação Lava Jato numa canetada do ministro do STF Gilmar Mendes

Jamile Romano

A esperteza dos tucanos pode virar bicho e comer os espertos

Marcio Nunes

Niver de Eracides Caitano

Rubedna Braga

acordo MERCOSUL-UE não deve avançar

Leandro Mazzine