22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Publicado em 29/11/2024

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país. 

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a  vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Candidatos podem ter mandatos cassados por uso negativo de IA

Jamile Romano

Quanto ganha um prefeito? Entenda o que lei diz e veja ranking das capitais

Raimundo Souza

Belém(PA): Igor Normando (MDB) foi eleito de Belém com 56,36% dos votos

Raimundo Souza

Dorival Jr faz 1ª convocação da seleção brasileira para jogos em março

Jamile Romano

Governador da Bahia decreta três dias de luto após massacre em escola

Raimundo Souza

Mais de 23 milhões já têm nova Carteira de Identidade Nacional

Raimundo Souza