23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC ajuíza ação para reestruturação da rede de saúde básica em Porto Acre

Publicado em 29/11/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre, ajuizou uma ação civil pública com obrigação de fazer contra o município de Porto Acre, visando a reestruturação da rede de atenção básica à saúde. A medida decorre de irregularidades identificadas em relatórios elaborados pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC).

Segundo a ação, os documentos apresentados ao MPAC evidenciam um cenário de precariedade que compromete a universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os problemas constatados, estão a insuficiência de equipamentos e medicamentos, instalações inadequadas e ausência de condições mínimas de higiene e acessibilidade.

Na ação, o MPAC requer que o Município realize, no prazo de 120 dias, obras de revitalização estrutural nas unidades de saúde, incluindo melhorias na rede elétrica, hidráulica, sanitária e acessibilidade. Também são solicitados a aquisição e o fornecimento de insumos, equipamentos médicos e materiais essenciais para garantir o funcionamento adequado das unidades.

Por fim, o MPAC também pede que o Município regularize documentações como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e certificados de manutenção das instalações. Em caso de descumprimento, solicita a aplicação de multa diária de R$ 1 mil.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quando o sonho de estudar Medicina atravessa fronteiras

Raimundo Souza

Governo realiza em Sena Madureira edição especial do Desperte a Liderança com a Rainha do Basquete, Hortência

Raimundo Souza

Governo do Acre assina ordem de serviço para recuperação de rodovias estaduais

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli acompanha obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Sefaz vai ao TCE entregar relatório com situação fiscal e resultados orçamentários

Marcio Nunes

Em Brasília, Gladson Camelí busca recursos para a execução de obras de infraestrutura no Acre

Marcio Nunes