23 C
Rio Branco
quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC ajuíza ação para reestruturação da rede de saúde básica em Porto Acre

Atualizada em 29/11/2024 11:09

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre, ajuizou uma ação civil pública com obrigação de fazer contra o município de Porto Acre, visando a reestruturação da rede de atenção básica à saúde. A medida decorre de irregularidades identificadas em relatórios elaborados pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC).

Segundo a ação, os documentos apresentados ao MPAC evidenciam um cenário de precariedade que compromete a universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os problemas constatados, estão a insuficiência de equipamentos e medicamentos, instalações inadequadas e ausência de condições mínimas de higiene e acessibilidade.

Na ação, o MPAC requer que o Município realize, no prazo de 120 dias, obras de revitalização estrutural nas unidades de saúde, incluindo melhorias na rede elétrica, hidráulica, sanitária e acessibilidade. Também são solicitados a aquisição e o fornecimento de insumos, equipamentos médicos e materiais essenciais para garantir o funcionamento adequado das unidades.

Por fim, o MPAC também pede que o Município regularize documentações como o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e certificados de manutenção das instalações. Em caso de descumprimento, solicita a aplicação de multa diária de R$ 1 mil.

 

[Assessoria MP/AC]

Artigos Relacionados

Governo disponibiliza R$ 2,4 milhões do Fundo Estadual de Cultura

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente com o tema “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”

Raimundo Souza

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre bate novo recorde com mais de 155 mil atendimentos em 2024

Marcio Nunes

Educação realiza formação continuada para novos professores mediadores da rede estadual

Marcio Nunes

Idosa de 73 anos que realizou sonho ao finalizar ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos começa curso de informática e faz planos para a faculdade: ‘nunca é tarde’

Raimundo Souza