23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado em 23/11/2024

Buscando trazer para o debate a importância da igualdade racial, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na sexta-feira (22), um evento intitulado “Igualdade racial é uma realidade no nosso cotidiano”, tendo como palestrante/convidada, a coordenadora-geral da Associação de Mulheres Negras do Acre (AMN/AC), Almerinda Cunha.

Edvilson: “A gestão trabalha em sensibilizar  pessoas” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (SMGA), contou com a participação dos servidores, que atentos perceberam como funciona a manifestação do racismo institucional, ou seja, quando o preconceito parte de instituições públicas ou privadas, do Estado e das leis que, de forma indireta, promovem a exclusão ou o preconceito racial.

“A gestão trabalha na temática de incluir para o mesmo ambiente, sensibilizar as pessoas de que todos somos seres humanos, independentemente da cor, raça, religião e etnia, pois somos filhos do mesmo Deus. Por isso esse trabalho de conscientização”, explicou o diretor de Gestão da SMGA, Edvilson Silva.

“Precisamos trabalhar a conscientização através da educação dos servidores e sociedade” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, essas ações vêm para fortalecer a rede de conscientização e assim caminharmos para uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e sem racismo.

Jota: “Queremos uma sociedade não-racista” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Precisamos trabalhar a conscientização através da educação dos servidores e sociedade. Essa é uma responsabilidade tanto da diretoria, como de toda a gestão. Então, hoje fomos convidados para estarmos fortalecendo o trabalho deles, que eles estão realizando com os servidores”, destacou.

“A finalidade de estarmos aqui é construir e sensibilizar uma sociedade para se tornar não-racista, mas também antirracista, para se posicionarmos contra essa prática criminosa”, disse Jota Conceição, gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR).

Segundo Almerinda Cunha, palestrante que integra o movimento pela igualdade racial, há 45 anos, a sociedade é composta por 74% de pessoas negras, mas essa porcentagem não corresponde em relação às oportunidades. Os índices de negros em cargos de liderança e na universidade, seguem em desvantagem.

(Assessoria da PMRB)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Reformas nas unidades do Idaf garantem melhor infraestrutura e atendimento ao Agronegócio no Acre

Raimundo Souza

Defensoria Pública do Acre comemora sua trajetória de 23 anos ao lado do povo acreano

Jamile Romano

Defensoria prorroga inscrições para programa nacional “Meu Pai Tem Nome”

Jamile Romano

Carreta da Defensoria leva atendimento jurídico no Palácio Rio Branco para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social

Jamile Romano

Petecão reforça urgência em fortalecer a infraestrutura no Acre, durante reunião com a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos

Marcio Nunes

Governo inicia mutirão de cirurgias ginecológicas e transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

Raimundo Souza