28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Alunos da rede estadual se destacam em premiações do Ministério Público do Trabalho

O auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rio Branco, foi cenário para a cerimônia de entrega dos prêmios “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho”, promovidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O evento ocorreu na terça, 19, e reuniu estudantes, gestores, professores das redes municipais e estaduais, além de autoridades.

Desde 2023 esses projetos são realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e o Sebrae, com ações voltadas para os direitos das crianças em escolas de educação básica. A iniciativa inclui atividades relacionadas à abordagem de ensino de Educação Empreendedora do Sebrae, promovendo debates e práticas educativas voltadas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, bem como à segurança e saúde no ambiente escolar.


Evento ocorreu no auditório do Sebrae. Foto: Dayana Soares/SEE

Durante a celebração, foram premiados os vencedores da etapa estadual. A premiação foi dividida em três grupos, de acordo com as séries dos estudantes. O primeiro, com foco no combate ao trabalho infantil, envolveu estudantes do 4º e 5º anos, enquanto o segundo, voltado para a profissionalização e aprendizagem dos adolescentes, incluiu alunos do 6º e 7º anos.

Já o terceiro grupo, que tratou de segurança e saúde no ambiente escolar e no trabalho, foi destinado ao 8º e 9º anos. Os alunos apresentaram contos, poesias, músicas e desenhos e foram premiados com medalhas de ouro, e suas escolas com troféus em reconhecimento ao trabalho educativo e preventivo realizado.


Estudante Naely Sofia Lopes durante a premiação. Foto: Dayana Soares/SEE

A estudante Naely Sofia Lopes foi medalha de ouro em poesia no primeiro grupo com o poema “Infância Protegida” pela escola estadual Raimundo Magalhães, de Sena Madureira. “Com esse projeto eu aprendi que a nossa infância deve ser estudar e brincar”, contou a jovem aluna.

Além de Naely, Ellyza Maria Barroso e Isabel Matias, estudantes da escola estadual Instituto Odilon Pratagi, de Brasileia, também receberam a medalha de ouro, desta vez no terceiro grupo, com o desenho “Monstros da Minha Vida”. “Nosso desenho representava uma menina preta que sofre cyberbullying. Além de aprender sobre os traumas que o bullying causa, esse projeto serviu para aprendermos a trabalhar em cooperação e em grupo”, explicou Ellyza.


Alunos da rede estadual se destacam durante a premiação. Foto: Dayana Soares/SEE

Outros estudantes da Odilon Pratagi foram premiados com ouro, entre eles Marcelle Diniz e Sarah Souza também na categoria conto no grupo de 6º e 7º anos, e os estudantes Aryanne Lima, Aryane Badotti, Jhoana Lima, João Pedro Lira e Roan Pablo dos Santos, no terceiro grupo, com a música “Brilho Ceifado”. Além disso, a estudante Taciane Souza, da escola estadual Raimundo Magalhães, de Sena Madureira, recebeu ouro em poesia pelo terceiro grupo.

O diretor de Finanças da SEE, Abraão Paes Leme, ressalta que o destaque dos alunos da rede estadual evidencia o sucesso dos projetos que têm transformado o ambiente escolar e proporcionado novas oportunidades de crescimento e aprendizado. “A secretaria é parceira de todas as ações que buscam desenvolver e aprimorar o desenvolvimento das crianças”, afirma.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo e parceiros realizam Oficina de Formação de Indicadores de Educação Ambiental

Marcio Nunes

Culinária e produtos turísticos do Acre atraem público na Feira Internacional de Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha

Raimundo Souza

Seplan realiza curso sobre Execução Orçamentária, Financeira e Contábil

Raimundo Souza

Monitoramento: Sesacre acompanha aumento dos casos de Covid no Acre

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de jornalismo da Universidade Federal do Acre

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre promove workshop de atualização tecnológica para delegados, escrivães e agentes

Jamile Romano