25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura denúncia de intolerância religiosa em escola estadual

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, instaurou um procedimento para apurar uma denúncia de intolerância religiosa em uma escola estadual localizada no Conjunto Universitário, em Rio Branco.

De acordo com informações recebidas pelo MPAC, um grupo de alunos candomblecistas teria sido impedido de realizar uma apresentação cultural sobre a religião de matriz africana durante um evento escolar em comemoração ao Dia da Consciência Negra, programado para o final deste mês.

A denúncia indica que a direção da escola teria barrado a apresentação de dança dos orixás, que incluiria o uso de atabaques e cânticos em iorubá, justificando que a exibição poderia ofender alunos e pais de tradição evangélica.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa enviou um ofício ao diretor da instituição solicitando esclarecimentos sobre os fatos. No documento, ele destaca que o intuito é reunir informações para instruir a Notícia de Fato que averigua possíveis práticas discriminatórias.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem redução de mais de 2 mil casos de Covid-19 em um ano, aponta Sesacre

Jamile Romano

Governo do Acre envia equipe de Defesa Civil para apoiar reconstrução no Rio Grande do Sul

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco luta contra o tempo para resolver problemas das ETAS e normalizar abastecimento de água na capital

Jamile Romano

Estado articula proposta de lei que flexibiliza renegociação de dívidas por meio do Refis

Jamile Romano

Centro de Apoio ao Surdo abre inscrições para curso básico de Libras em Rio Branco

Jamile Romano

Socorro Neri defende piso salarial para pessoal de apoio da educação

Marcio Nunes