25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura denúncia de intolerância religiosa em escola estadual

Publicado em 13/11/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, instaurou um procedimento para apurar uma denúncia de intolerância religiosa em uma escola estadual localizada no Conjunto Universitário, em Rio Branco.

De acordo com informações recebidas pelo MPAC, um grupo de alunos candomblecistas teria sido impedido de realizar uma apresentação cultural sobre a religião de matriz africana durante um evento escolar em comemoração ao Dia da Consciência Negra, programado para o final deste mês.

A denúncia indica que a direção da escola teria barrado a apresentação de dança dos orixás, que incluiria o uso de atabaques e cânticos em iorubá, justificando que a exibição poderia ofender alunos e pais de tradição evangélica.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa enviou um ofício ao diretor da instituição solicitando esclarecimentos sobre os fatos. No documento, ele destaca que o intuito é reunir informações para instruir a Notícia de Fato que averigua possíveis práticas discriminatórias.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre lança licitação para primeira fase do Arco Metropolitano de Rio Branco

Marcio Nunes

Acre pode perder mais de R$ 100 milhões em arrecadação a partir de 2026, aponta relatório fiscal

Jamile Romano

Prefeito Bocalom e sua esposa Kelen Bocalom participam de missa de apresentação do manto do Círio de Nazaré na Catedral e emocionam-se ao falar da fé e do povo

Raimundo Souza

Projetos de estudantes são sucesso no estande do governo do Acre em evento de educação profissional realizado em Brasília

Redacao

Empresário do Acre é alvo de operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas

Kevin Souza

Batalhão Ambiental intensifica patrulhamento durante Operação Sine Ignis

Raimundo Souza