25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

No Acre, 100% das cidades aderiram ao Programa Mais Acesso a Especialistas e avançam na fila de cirurgias

As 22 cidades do Acre aderiram ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, criado para ampliar e qualificar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde divulgado no final de outubro, dos 5.568 municípios brasileiros, 5.235 já entraram para o programa, totalizando 94% do país.

O programa aumenta a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, reduzindo filas e o tempo de espera, uma realidade que o Acre já vem registrando nos últimos meses, inclusive  chegou a registrar recorde de cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2024.

Em outubro, durante o lançamento do Projeto Opera Acre Mulher, o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou que, somente este ano, o Acre já registrou quase 11 mil cirurgias, sendo quase 6 mil pelo Programa Opera Acre. “Vamos fechar o ano entre os cinco estados que mais realizam essas cirurgias”, reforçou.

Na prática, o Ministério da Saúde está mudando a lógica de como o serviço é financiado, o que impactará diretamente no encaminhamento dos pacientes desde a atenção primária até o diagnóstico final, modificando, assim, a forma de cuidado do usuário que acessa a atenção especializada.

Levando em consideração que há essa atenção maior ao serviço primário, o serviço estadual passa a ficar mais desafogado.

O secretário de Saúde destacou a importância do programa para a saúde pública do estado: “O Opera Acre é fundamental para reduzir as filas de espera e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Estamos trabalhando para que, ao final desses quatro anos de gestão, tenhamos zerado as filas de espera de pacientes à espera por cirurgias”.

Shirley Nascimento, chefe da regulação de cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), enfatizou a descentralização dos serviços: “O nosso trabalho é descentralizar esse tipo de serviço, levando para o mais perto possível da população consultas, exames e cirurgias, que antes eram realizadas somente em Rio Branco”.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a adesão de todos os estados representa um passo importante para a garantia do cuidado integrado e, sobretudo, integral aos pacientes. “O fator tempo é primordial para o bem-estar e essencial para evitar os agravos à saúde da pessoa. Esta é uma inovação que a população realmente precisa para que não haja sofrimento com o tempo de espera”, ressalta a ministra.

Menos filas

Pelo novo modelo, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, dentro da mesma especialidade, ele não precisará entrar em várias filas. A pessoa será incluída em apenas uma fila que dará acesso às consultas e exames necessários com garantia de retorno para a Unidade de Saúde da Família (USF).

Os serviços vão ser demandados nas unidades de saúde a partir das Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) e terão a supervisão das secretarias de Saúde a fim de que o conjunto de consultas e exames para cada paciente sejam realizados entre 30 e 60 dias, a depender da situação.

Se for comprovado que o paciente realizou todo o serviço que precisava em no máximo 30 dias, para as OCIs de câncer, ou 60 dias, para as demais OCIs, sem precisar enfrentar várias filas, a pasta vai repassar recursos para as secretarias estaduais e municipais de Saúde e do Distrito Federal, a fim de que usem esse recurso para manter seus serviços de atenção especializada ou para remunerar os serviços privados que contratou.

Para ampliar e tornar mais rápido todo o processo, o Ministério da Saúde também ampliará o serviço de telessaúde. Isso possibilitará que os profissionais da atenção primária possam debater os casos com especialistas, além da realização de teleconsultas, sem que o paciente precise se deslocar.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura anuncia construção de creche com berçário no Bairro Defesa Civil

Jamile Romano

Acre terá quinta-feira quente e ensolarada, com noite amena

Kevin Souza

Membros do Conselho de Meio Ambiente e Florestas aprovam inclusão de 22 novas atividades em resolução de licenciamento ambiental

Redacao

Segurança Pública do Acre intensifica ações durante as festas de final de ano

Jamile Romano

Governo do Acre lança edital para o maior concurso público da Educação no Estado

Marcio Nunes

Comerciantes de Rio Branco lamentam queda nas vendas e tentam manter otimismo para a Black Friday: “O dinheiro sumiu”

Kevin Souza