23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Deracre avança com obras de concretagem da Orla do Rio Acre em Brasileia

Publicado em 08/11/2024

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta sexta-feira, 8, com as obras da Orla do Rio Acre em Brasileia. A presidente do órgão, Sula Ximenes, vistoriou as obras e informou que o projeto se encontra na fase inicial de concretagem, com o objetivo de conter a erosão das margens fluviais. A intervenção visa não apenas estabilizar a encosta, mas também criar uma nova área de lazer para a população.

Segundo Sula, a obra utiliza o sistema de bolsacreto, composto por mantas preenchidas com uma mistura de cimento, areia e pó de pedra, resultando em uma base sólida e durável para proteger a margem do rio.

“O bolsacreto atua como um concreto, proporcionando resistência por muitos anos e evitando a erosão, especialmente nesta curva do rio, onde a perda de solo é constante”, explicou.

Os trabalhadores estão executando os primeiros lances de colchacreto e bolsacreto, aproveitando o período de verão. “Estamos comprometidos em concluir o primeiro e o segundo lances antes da subida do rio,” destacou Sula.

Além de proteger as margens, a obra prevê a criação de um espaço de lazer similar à tradicional Gameleira, em Rio Branco. A previsão é que a nova orla seja entregue no próximo ano, oferecendo à população de Brasileia uma estrutura com pista de caminhada, ciclovia e espaço para prática de corrida.

“Inaugurar a orla no próximo ano é nosso objetivo, e estamos empenhados em concluir cada etapa com segurança e qualidade, para que a população possa usufruir de uma nova área de lazer e convívio próximo ao rio”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre realiza concurso da Educação no próximo domingo

Jamile Romano

Com modelo de sustentabilidade, produção de café dispara 115,4% e alcança 6.632 toneladas em dezembro

Kevin Souza

Acre participa do lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero

Raimundo Souza

Escola Boa União Ensino Jovem realiza encerramento de projeto de educação fiscal

Marcio Nunes

Educação do Acre discute implementação de lei que dispõe sobre serviços de psicologia e serviço social nas escolas

Redacao

Incêndio atinge residência na Vila Betel; homem em surto é resgatado

Jamile Romano